sexta-feira, 9 de julho de 2010

REGULAMENTO 10º COPA SOBRAL DE FUTEBOL 2010

SECRETARIA DO ESPORTE E JUVENTUDE – PMS
LIGA SOBRALENSE DE FUTEBOL - LSF

10º COPA SOBRAL DE FUTEBOL - ANO 2010

REGULAMENTO GERAL

DAS FINALIDADES

ART. 1º - A X COPA SOBRAL DE FUTEBOL, visa uma maior integração entre os desportistas da cidade, e dos distritos. Será realizada pela Prefeitura de Sobral, apoio da Secretaria do Esporte e Juventude e organizada pela Liga Sobralense de Futebol. Regular-se-á, genericamente, pela legislação vigente aplicável e, especificamente, pelas disposições contidas neste regulamento e atos administrativos expedidos pela organização, no exercício de suas funções.

ART. 2º - Os clubes que participarem de evento serão considerados conhecedores da legislação esportiva aplicável e das disposições contidas neste regulamento. Assim submeter-se-ão, sem reserva alguma, a todas as conseqüências que deles possam emanar.

DOS OBJETIVOS

ART. 3º - São objetivos da X COPA SOBRAL DE FUTEBOL, previstos neste regulamento:
a) Propiciar o desenvolvimento integral da pessoa humana como ser social, autônomo.
b) Promover a integração sócio-esportiva entre atletas e comunidades;
c) Redimensionar os valores sócio cultural e esportivo dos recursos humanos disponíveis, encaminhando-os e especializando-os para o rendimento esportivo;
d) Estimular o desenvolvimento técnico-esportivo entre os participantes;
e) Despertar o interesse pela prática da atividade física esportiva;
f) Revelar novos talentos.

DA PARTICIPAÇÃO

ART. 4º - Poderão participar somente clubes amadores da sede e Distritos de Sobral.

ART. 5º - Os atletas inscritos na competição deverão estar regularmente, associados aos clubes, assumindo estas todas as responsabilidades e conseqüências de tais atos.

Parágrafo 1º - O atleta poderá participar apenas de um único clube. Caso tenha dupla inscrição o mesmo será eliminado da competição.

Parágrafo 2º - Os atletas residentes em Sobral poderão atuar em clubes da sede ou distritos. Os clubes pertencentes aos distritos poderão utilizar atletas amadores da sede ou de outras localidades. É proibida a inscrição de atletas profissionais para a disputa da competição.

Parágrafo 3º - Só poderá participar da X Copa Sobral, os clubes devidamente inscritos na competição que não cometeram infrações na Copa de 2009.

DAS INSCRIÇÕES

ART. 6º - Para que uma equipe possa se inscrever na Competição será necessário apresentar ficha de inscrição individual do clube preenchida em letra de forma ou a máquina e assinada pelo presidente da equipe ou seu responsável legal, além da relação nominal dos atletas da equipe com suas respectivas assinaturas e retratos recentes.

Parágrafo 1º - Ao inscrever sua equipe, o clube se compromete a participar de todas as partidas, conforme tabela previamente divulgada pelos organizadores, em todas as fases da Copa.

Parágrafo 2º - As fichas de inscrição individual do clube e relação nominal dos atletas serão oferecidas pela organização (SEJ/ LSF).

ART. 7º - Cada equipe poderá inscrever na competição no mínimo 11 e no máximo 26 atletas.

ART. 8º - As fichas dos atletas deverão ser entregues na Secretaria do Esporte e Juventude (Ginásio Poliesportivo).

ART. 9º - É proibido a inscrição e substituição de atletas na competição após o recebimento da ficha dos atletas, ou seja depois de 16.07.10.

ART. 10º - A X COPA SOBRAL DE FUTEBOL 2010, será realizada em categoria amadora única, masculina e todos os atletas deverão ser amadores. Caso algum clube inscreva atleta profissional na competição e participe de alguma partida a equipe infratora será eliminada da competição e os pontos da partida ficarão em favor do adversário.

DOS DOCUMENTOS

ART. 11º - É obrigatória a apresentação até o inicio de cada partida, da carteira de Identidade original ou xerox autenticada, na sua falta carteira de reservista, carteira de habilitação ou CTPS. Sem documento o atleta não poderá participar da partida.

DAS DISPUTAS

ART. 12º - A X COPA SOBRAL DE FUTEBOL, terá a participação de 128 clubes (sede e distritos), com os mesmos divididos em 08 grupos de 16 clubes, subdivididos em chaves de 04 clubes de cada bairro ou distrito. A competição terá 03 fases classificatórias, Quartas de Final, Semi Final e Final.

1º FASE: Nesta fase os clubes jogarão entre si dentro de suas próprias chaves no seu próprio bairro ou distrito, ou em outros campos designados pela organização, classificando o 1º e 2º colocados de cada chave, que será o representante de seu bairro ou distrito na próxima fase. Caso o distrito ou bairro que só tenham 02 ou mais representante, os mesmos poderão jogar com clube de outro bairro ou distrito que só tenha um ou mais clubes excedentes e obedecerão ao mesmo critério de disputa.
OBS: No caso dos jogos entre clubes de distritos e bairros diferentes na 1º fase, estes jogos serão realizados em campos a ser definido pela organização.

2º FASE: (Entre os distritos e entre os sede ) Nesta fase os clubes classificados farão apenas uma partida eliminatória com os confrontos de 1º colocados contra 2º colocados definidos pela organização conforme esboço da tabela. Nesta Fase o clube 1º colocado terá a vantagem do mando de campo em combinação com a organização. O Local dos jogos será definido pela organização e os clubes vencedores passarão para outra fase da competição.

3º FASE: Nesta fase os clubes classificados farão apenas uma partida em caráter eliminatório em campos neutros designados pela organização, e os classificados participarão das fases de Quartas de Final, Semi Final e os vencedores disputarão os 1º e 2º lugares (Final), os perdedores disputarão o 3º e 4º lugares, no estádio do Junco ou Mini estádio S. Sabóia.

Parag. Único: Nas partidas eliminatórias a partir da 2º Fase, em caso de empate nos jogos da competição, após a partida haverá um descanso de 05 minutos e serão decididas através da cobrança de penalidades máximas em número de 03, cobradas por atletas diferentes, persistindo o empate penalidades alternadas por jogadores diferentes, até que saia um vencedor.

ART. 13º - As equipes que abandonarem as disputas serão desclassificadas e os seus resultados serão considerados WX0 na fase em que se configurou o abandono e as mesmas serão punidas com eliminação das próximas competições.

Parag. Único – Configuram abandono a equipe que:
a) Deixar de comparecer à partida que decide sua classificação final em qualquer fase;
b) Comparecer no local dos jogos e se recusar a jogar ou adotar qualquer comportamento inadequado ou prejudicial ao evento.
c) Desistir oficialmente da competição. Neste caso o clube deverá comunicar por escrito á organização da Copa.

DAS PARTIDAS

ART. 14º - Os jogos serão regidos pelas Regras Oficiais do futebol, como também as expressamente contidas e adotadas neste regulamento.

ART. 15 - Os jogos terão inicio na data e hora fixadas pela organização, determinados de acordo com a tabela. Os campos dos jogos serão designados pela direção da competição. Os horários dos jogos serão os seguintes:
Jogos da sede: Sábado ou domingo a tarde: 15:30 Hs.
Domingo pela manhã: 9:00 hs.

Jogos dos Distritos: Sábado: 15:45 Hs. Hs.
Domingo a tarde: 15:45 Hs.

Jogos da sede noite: Preliminar: 19:00 hs.
Principal: 20:50 Hs.

Obs: A tabela e o horário dos jogos poderão sofrer alterações de acordo com a seqüência dos jogos do campeonato e a critério da organização da copa. Nos jogos será obedecida uma tolerância de 15 minutos para o inicio de cada jogo.

Parag. 1º - Será considerada perdedora por W x O (ausência) a equipe que não se apresentar no campo de jogo devidamente uniformizado até quinze minutos após o horário oficial.

Parag. 2º - A equipe adversária considerada vencedora no caso o W x O não receberá nenhum número de gols, recebendo apenas os pontos correspondentes por vitória.

ART. 16º - Quaisquer jogos que venham a ser suspensos ou transferidos, por motivos de força maior por exclusivo critério dos organizadores, terão novas datas e horários marcados pela organização em tempo hábil para suas realizações.

ART. 17º - Todas as partidas terão obrigatoriamente a duração de até 80(oitenta) minutos, divididos em 02 tempos de 40 (quarenta) minutos, com intervalo de 10 minutos. Os jogos poderão ser arbitrados por trio ou dupla de arbitragem.

Parag. Único – Toda equipe que tenha menos de onze atletas em campo só poderá completar o seu time até o inicio do 2º tempo de jogo.

Parag. 1º - Serão permitidas 06 substituições na partida, sem distinção de posição.

ART. 18º - O clube deverá comparecer devidamente uniformizado aos jogos, ou seja: com camisas iguais, calções e meões iguais e chuteiras.

Parag. Único – O uniforme do goleiro deverá ser de cores totalmente diferente das dos jogadores de campo.

ART. 19º - O uniforme do jogo deverá ser numerado nas costas, não importando a ordem numérica. O uso do uniforme do atleta incorreto (calças térmicas ou outros acessórios diferentes da cor do material), o mesmo será penalizado com cartão amarelo.

ART. 20º - A camisa do uniforme, com o mesmo número, não poderá ser usada por mais de um atleta na mesma partida. Caso isso aconteça o clube infrator será penalizado com a perda de 03 pontos da partida caso esteja vencendo ou empatando a mesma.

ART. 21º - Os clubes deverão comunicar com antecedência qual uniforme usará para não prejudicar o andamento da competição, o clube que assim não proceder, perderá os pontos da partida pelo placar de W X O.

Parag. 1º - No caso de igualdade nos uniformes, a equipe sede terá a obrigação de diferenciar o uniforme da equipe visitante. No caso de jogo em campo neutro será feito sorteio para saber quem trocará o uniforme, e o mesmo terá o prazo 20 minutos para troca, caso não o faça será declarado perdedor por WxO.

Parag. 2º - Será de responsabilidade dos dois clubes em cada partida a marcação do campo, a colocação das redes em todos os jogos da competição (Exceto jogos no Estádio do Junco, Mini estádio S. Sabóia ), como também levar o1 bola em cada jogo. O Clube que infringir este parágrafo será suspenso da competição.

DAS PENALIDADES

ART. 22º - O atleta que se inscrever por mais de uma equipe, estará eliminado da competição.

ART. 23º - A inclusão de atleta irregular (sem condição de jogo) implicará na perda dos pontos conquistados em favor do adversário, e sua exclusão de futuras competições.

ART. 24º - A equipe que não comparecer ao campo de jogo no horário marcado, prejudicando o andamento da competição, será desligado automaticamente e suspensa de futuras competições.

Parag, Único – Haverá uma tolerância de 15 minutos para o comparecimento da equipe, caso não compareça, perderá os pontos referentes ao jogo.

ART. 25º - Os atos coletivos de indisciplinas das equipes e de suas torcidas (invasão de campo, agressão mútua aos árbitros e etc.), são responsabilidades dos dirigentes e dos clubes, que serão punidos com exclusão de sua equipe da competição e 02 anos de suspensão.

ART. 26º - A equipe ou atleta que abandonar uma partida em andamento sem comunicar ao árbitro ou tentar impedir o andamento do jogo.
Pena: Será suspenso da competição e punido com um ano de suspensão.

ART. 27º - O atleta que atingir 02 (dois) cartões amarelos ou um vermelho estará suspenso por uma partida, se atingir a segunda série, suspensão de 02 partidas.

ART. 28º - Dirigentes e atletas que desrespeitarem ou ofenderem moralmente qualquer membro da organização da competição.
Pena: eliminação da competição.



ART. 29º - Atletas que ofenderem moralmente seus adversários ou dirigentes de clubes:
Pena: suspensão de 03 partidas

Parag. Único: Atletas que ofender moralmente ao árbitro da partida ou seus auxiliares e delegados:
Pena: suspensão de 04 partidas ou até eliminação da competição.

ART. 30º - Praticar jogadas violentas em geral (carrinho por trás, chutes, cotoveladas e etc.). Pena: suspensão de 4 partidas. Se infração resultar em lesão corporal.
Pena: suspensão da competição.

ART. 31º - Agredir fisicamente adversário. Pena: suspensão de 6 partidas (pune-se a tentativa de agressão com a metade da pena – 03 partidas). Se a agressão resultar em lesão corporal: Exclusão da competição e de futuras competições, e etc..

ART. 32º - Tentativa de agressão física ao árbitro ou seus auxiliares.
Pena: Exclusão da competição, de futuras competições e etc.

ART. 33º - O atleta ou dirigente que agredir fisicamente árbitros, auxiliares e dirigentes da competição.
Pena: Exclusão da competição e de futuras competições e abertura de boletim de ocorrência na Policia Civil. e etc..

ART. 34º - Tentativa de suborno ao árbitro.
Pena: Eliminação da competição e abertura de processo policial.

ART. 35º - Falsificar documentos em benefício de sua equipe ou de terceiros.
Pena: Eliminação da competição e abertura de processo policial.

Parag. Único: Estão suspensos da Copa Sobral de 2010:
a) Atletas ou dirigentes que infringiram os Art. 32º e 33º da Copa Sobral de 2009;
b) Atletas ou clubes inscritos nos campeonatos da liga que estejam cumprindo pena por indisciplina.
c) Atletas ou dirigentes que agrediram fisicamente árbitros pertencentes a LSF (ASAF) em outras competições paralelas aos campeonatos da Liga.
d) Os clubes que faltaram na abertura da Copa de 2010 sem justificativas, como também os clubes que não compareceram aos seus jogos sem justificativas ou abandonaram a competição.

DA PREMIAÇÃO

ART. 36º - Serão distribuídos troféus, medalhas e placas condecorativas com os participantes.
a) Campeão, Vice-Campeão, terceiro e quarto lugar: premiação especial.
b) Artilheiro (%)
c) Melhor Goleiro
d) Equipe mais disciplinada;
e) Melhor técnico
f) Melhor diretor de clube
g ) Melhor trio de arbitragem.
h) Melhor Delegado.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 37º - Os árbitros designados pelo Conselho Arbitral, em hipótese alguma poderá ser rejeitado por qualquer clube disputante.




ART. 38º - Qualquer atleta que vier a dar chutão desnecessário para longe ou para fora de qualquer campo ou estádio será punido com cartão amarelo.

ART. 39º - Todos os clubes da sede inscritos na X Copa Sobral de Futebol de 2010, terão que comparecerem a solenidade de abertura da competição, com seus atletas uniformizados (no mínimo 07 pessoas) de acordo com este regulamento. Caso o clube não compareça sem nenhuma justificativa será afastado imediatamente da Copa e de futuras competições. Aos
Clube dos distritos é obrigatório mandarem um representante de seu clube para a abertura da competição em Sobral.

ART. 40º - Nos jogos realizados no estádio do junco ou mini estádios só poderão permanecer no campo de jogo os atletas, comissão técnica ou dirigente que assinarem a súmula do jogo. É expressamente proibido qualquer dirigentes de clubes ou pessoas estranhas dentro do campo de jogo, ingerindo bebidas alcoólicas. Caso isso aconteça o jogo será interrompido e o clube a qual os dirigentes pertença perderá os pontos do jogo, caso esteja ganhando ou empatando.

Parag. Único: Poderão ainda permanecer no campo as pessoas convidadas pela direção da organização, dirigentes da LSF, ASAF, SEJ /PMS.

ART. 41º - Para se conhecer os critérios de desempate em pontos ganhos do primeiro colocado da pontuação de cada grupo da 1º Fase da X Copa Sobral, será obedecido os seguintes critérios:

a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo positivo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões recebidos:
e) Menor número de gols sofridos;
f) Sorteio no caso de empates em todos os itens.

Parag. Único: Para aplicação do 4º critério (menor número de cartões recebidos) deverá ser considerado, inicialmente o total de cartões vermelhos recebidos pelo clube na competição e, permanecendo o empate, o total de cartões amarelos.

ART. 42º - Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela organização da competição, como também todas as penalidades aplicadas ao longo da competição serão de responsabilidade dos organizadores da copa.

ART. 43º - É vedado aos clubes participantes manifestação através de protesto, sendo responsabilidade da organização da competição resolver todos os casos de irregularidades que possa existir ao longo do campeonato.

ART. 44º - Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação.

ART. 45º - Ao inscrever-se na X Copa Sobral de Futebol de 2010, o representante da equipe tomará todas as responsabilidades pela mesma, isentando de qualquer responsabilidade à comissão organizadora do evento, comprometendo-se a acatar todas as decisões da mesma, não recorrendo as suas decisões em qualquer instância.


Sobral, Julho de 2010.


SECRETARIA DO ESPORTE E JUVENTUDE / PMS
LIGA SOBRALENSE DE FUTEBOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário