sexta-feira, 9 de julho de 2010

Regulamento Campeonato Sobralense de Futebol 1º Divisão 2010

REGULAMENTO DO CAMPEONATO SOBRALENSE
DE FUTEBOL DE 2010 - 1º DIVISÃO E JUV.SUB20

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 1º - O presente regulamento aprovado pelo Conselho Arbitral dos clubes filiados à Liga Sobralense de Futebol dispõe sobre a realização do Campeonato Sobralense de Futebol (1º Divisão), Juvenil Sub20 de 2010, que por delegação legal dessas Associações tem o comando e direção exclusiva da LSF, observadas todas as normas administrativas, executivas e judiciais, oriundos dos órgãos e entidades hierarquicamente superiores a Liga Sobralense de Futebol, de modo especial a Federação Cearense de Futebol.

Parag.Único - A delegação dos poderes aqui outorgadas à Liga Sobralense de futebol, pelos os clubes filiados que disputarão os Campeonatos de Futebol (1º Divisão) e Juvenil Sub20 de 2010 compreende, também, aquelas contratações de serviço autônomas de pessoas físicas, sem qualquer vínculo empregatício face a própria Liga Sobralense de Futebol e aos clubes filiados referidos, exclusivamente pelo espaço de tempo necessário a concretização de cada tarefa, independente entre si, tais como árbitros (substitutos e seus auxiliares) representantes da Liga (delegados) e do JDD, maqueiros e gandulas previamente indicados pela LSF.

ART. 2º - As associações e pessoas físicas subordinadas ou vinculadas de qualquer forma a Liga Sobralense de Futebol, para resolver suas divergências desportivas e para encontrar qualquer solução do problema surgido quando da aplicação de normas do presente Regulamento, deverá valer-se única e exclusivamente da Justiça Desportiva e nunca da Justiça comum.

Parag. 1º - A Associação que não cumprir o disposto neste artigo ficará nos dois anos seguintes, automaticamente suspensos das competições, quaisquer que sejam elas, sem prejuízo das sanções previstas nas normas da Liga Sobralense de Futebol, FCF e CBF.

Parag. 2º - Os clubes participantes do campeonato e os árbitros serão conhecedores deste Regulamento, das leis esportivas e das regras.

ART. 3º - O Campeonato Sobralense de Futebol de 2010 da 1º Divisão da presente temporada terá início no mês de Março e seu encerramento obrigatoriamente no decorrer do ano, com todos os jogos realizados no estádio do junco e campos do subúrbio, aptos a prática de futebol. A Liga deverá vistoriar os campos dos bairros e marcar jogos do campeonato quando achar necessário.

CAPÍTULO II

DO CAMPEONATO

ART. 4º - O campeonato Sobralense de Futebol de 2010 será disputado, pelos clubes filiados, nas seguintes divisões:

a) 1º DIVISÃO (12 clubes)

01) T D R Esporte Clube
02) FLAMENCO CAIOCA Esporte Clube
03) MANCHESTER Esporte Clube
04) RIVER PLATE Esporte Clube
05) MOTOTÁXI Esporte Clube
06) GUANABARA Esporte Clube
07) Centro Comunitário COHAB II (Convidado)
08) GOÍAS Esporte Clube
09) GRÊMIO BARACHO Esporte Clube
10) SERRA VERDE Esporte Clube
11) REAL MADRI Futebol Clube

b) JUVENIL SUB20: Nesta divisão será disputada a categoria Juvenil Sub20, com a participação de atletas jovens com idade compreendida entre 18 a 20 anos.

1) Real Madri Esporte Clube
2) Sociedade Esportiva Esperantina
3) Mototáxi Esporte Clube
4) River Plate Esporte Clube
5) Grêmio P. P. Esporte Clube
6) Fortaleza Esporte Clube
7) Rainha da Paz Esporte Clube
8) Sociedade Esportiva ARACATIAÇU
9) Serra Verde Esporte Clube
10) Real Caiçara Footbal e Regatas
11) Manchester Esporte Clube
12) Sociedade Esportiva Corintians

Parag.1º - Para o Campeonato Sobralense Juvenil Sub20 a idade tem o limite máximo de vinte anos completados no ano da competição (atletas nascidos até 1990, 1991 e 1992).

Parag.2º - A Liga Sobralense de Futebol, realizará o Campeonato Juvenil Sub20 conforme Formula de Disputa em anexo aprovada pelos clubes, dando seqüência ao calendário de 2010, e será regulamentado de acordo com este Regulamento e terá seu inicio em março.

CAPÍTULO III

DOS ATLETAS

ART. 5º - A Regra de Futebol Nº III será aplicada com a seguinte interpretação:

a) Haverá um limite máximo de 05 substituições em cada equipe por jogo, não havendo diferença entre o goleiro e os demais jogadores. A substituição é indistinta.

b) Uma equipe ainda que faltando fazer 01 (uma) substituição permitida pela regra III, não poderá substituir atleta expulso de campo.

c) No caso do goleiro ser expulso, o reserva devidamente designado poderá substituir outro jogador da equipe e jogar como goleiro, ficando logicamente, a equipe desfalcada de 01 atleta em função da já referida expulsão do goleiro.

d) É obrigatório que os jogadores substitutos eventuais também assinem desde logo a súmula do jogo.




e) Os substitutos eventuais antes do início do jogo, não necessitam indicar posições definidas, sendo que em caso de expulsão (antes do inicio do jogo), outro atleta poderá ocupar a posição do jogador expulso.

f) Efetuada as substituições possíveis na forma prevista, os demais atletas constantes no banco de reservas poderão permanecer neste banco uniformizado até o final da partida, exceto os atletas expulsos.

g) Nenhuma partida do campeonato poderá ter continuidade com menos de 07 (sete) atletas das equipes disputantes, devendo o árbitro dar por encerrado a partida no instante em que por qualquer circunstância uma das equipes ficar com o número inferior a 7 atletas em campo.

h) A equipe que iniciar a partida com menos de onze atletas poderá completar este número antes do início do 2º tempo de jogo, o clube deverá comunicar ao delegado do jogo e ao árbitro da partida.

i) Toda equipe poderá compor seu banco de reservas antes do início do 2º tempo de jogo, após este prazo, ficará suspensa a inclusão de atletas na composição do banco de qualquer equipe.

j) Na hipótese de uma equipe ter menos de sete atletas para o início da partida, o árbitro aguardará até 10 (dez) minutos após a hora marcada para o início deste jogo, findo os quais e permanecendo a mesma situação, a equipe regularmente presente será declarada vencedora, pelo escore de 1x 0 para efeito deste regulamento. Se o fato ocorrer em ambas as equipes as duas associações são declaradas perdedoras pelo mesmo escore de 1 x 0.

CAPÍTULO IV

DAS PENALIDADES E PROTESTOS

ART. 6º - Se um clube truncar a partida, ou provocar a interrupção da mesma, será advertido pelo árbitro e após 05 minutos se recusar a continuar competindo, ainda que permaneça em campo, perderá os pontos com o escore de 1 x 0 (um a zero), se estiver vencendo ou empatando até aquele momento. No caso do clube responsável pela interrupção está perdendo a partida, será mantido o escore do momento do encerramento.

ART. 7º - A Associação que não comparecer ao campo de jogo para disputar uma partida programada pela LSF, impedindo deste modo que ela se realize, salvo motivo de força maior devidamente comprovado, será considerado perdedor pelo escore de 1 x 0 (um a zero), e será obrigatoriamente punida nos termos das sanções estabelecidas neste Regulamento e no CBJD.

ART. 8º - Nenhuma partida de futebol poderá ser disputada com menos de 07 (sete) atletas, por quaisquer das equipes disputantes.

Parag.Único - Ocorrendo o fato no transcurso da partida, esta será encerrada imediatamente pelo árbitro, o que acarretará as seguintes conseqüências independente das demais sanções previstas:
a) Se uma partida teve início e uma das associações teve sua equipe reduzida a menos de 7 (sete) atletas, perderá ela os pontos da partida pelo escore de 1 x 0 (um a zero) para equipe adversária. O resultado da partida será mantido, se no momento do encerramento, a equipe adversária estiver vencendo a partida. Caso contrário, o resultado será de 1X0.

b) Se as 02 (duas) equipes foram reduzidas a menos de 7 (sete) atletas, ambas as equipes serão declaradas perdedoras pelo escore de 1 x 0 (um a zero).

c) Sempre que uma equipe, atuando apenas com 07 (sete) atletas, tiver 01 (um) ou mais atletas contundidos, poderá o árbitro conceder um prazo de até 05 (cinco) minutos para tratamento ou recuperação. Esgotado este prazo sem que tenha havido a recuperação do atleta ou atletas contundidos a sua equipe, o árbitro encerrará a partida conforme os dispostos nas alíneas a e b deste artigo.

ART. 9º - Se uma partida for suspensa por motivos alheios a participação de qualquer das equipes disputantes, a Direção de Futebol da Liga adotará as seguintes providências:

a) Se a suspensão da partida ocorrer até o encerramento em que sejam decorridos 20 (vinte) minutos do 2º tempo, deverá ser considerada nula.

b) Se a suspensão ocorrer após decorridos 20 (vinte) minutos do 2º tempo, a partida será considerada encerrada, sendo mantido o resultado de campo obtido até o momento da suspensão do jogo.

ART. 10º - Caso tenha ocorrido motivo justo que impediram algum clube de comparecer ao jogo, o mesmo terá um prazo de 24 horas úteis para justificar a sua ausência ao jogo e deverá ser feita através de ofício a presidência da Liga, acompanhada de provas concretas para apreciação entidade. Caso o clube não venha a justificar a sua ausência ao jogo, será julgado pela liga e pelo JDD de acordo com o CBJD e sofrerá as seguintes sanções deste regulamento:

a) Terá que pagar a Tesouraria da Liga uma taxa no valor de R$ 500,00.

b) Será punido com 02 (dois) anos de suspensão de todos os jogos patrocinados pela Liga.

ART. 11º - Todos os clubes participantes do campeonato Adulto 1º Divisão e Juvenil SUB20 de 2010, terão que cumprir todos os jogos do campeonato, pois o clube que vier durante a competição solicitar licença, será declarado pela LSF como abandono do campeonato, e o mesmo será punido com 01 (um) ano de suspensão e sanções do CBJD e só poderá retornar na 2° Divisão.

Parag. 1º - Toda e qualquer Associação da 1º Divisão suspensa da competição por indisciplina ou desrespeito a este regulamento, só terá direito após cumprimento da pena, retornar a segunda Divisão, como também todas as equipes com licença de mais de 01 ano.

ART. 12º - Durante às disputas do Campeonato Sobralense da 1º Divisão e Juvenil Sub20 de 2010, as advertências (3ºcartão amarelo) e as expulsões de atletas, os mesmos terão que cumprir obrigatoriamente uma partida de suspensão.

Parag. 1º: Todo atleta expulso nos campeonatos promovidos pela LSF, terão que serem julgados pelo JDD no prazo máximo de 30 dias úteis. Caso não seja julgado neste prazo o atleta estará isento de qualquer punição apos este período.

Parag. 2º: Todas as expulsões simples ocasionadas por reincidências de cartões amarelos, os atletas cumprirão apenas uma partida de suspensão, se o mesmo for incluído em outros artigos do CBJD será julgado pelas suas indisciplinas.

ART. 13º - Os atletas expulsos em partidas oficiais do campeonato serão julgados com base no relatório do árbitro da partida, como também relatório do delegado do jogo onde o mesmo ira relatar fatos que ocorrer antes, durante ou após a realização da partida. As ocorrências serão julgadas pelo JDD da liga de acordo com o CBJD e este Regulamento.

Parag. Único - Diretores de clubes e membros da Comissão Técnica que forem expulsos ou praticarem algumas indisciplinas, serão julgados conforme o relatório do árbitro ou do delegado do jogo. Qualquer diretor da LSF que for agredido fisicamente ou moralmente poderá acionar o delegado do jogo para que conste no relatório da partida ou fazer ele mesmo um relatório extra para que seja tomadas as devidas providências nos termos do CBJD e este regulamento.

ART. 14º - O clube que se achar prejudicado em uma partida poderá mover uma ação de protesto desta partida obedecendo aos seguintes itens:

a) Enviar o protesto por escrito em 2 (duas) vias no prazo máximo de 48 horas úteis após o término da partida para direção da LSF.

b) Se o clube nomear advogado para representá-lo no acompanhamento do processo, deverá enviar a LSF, procuração para o mesmo autenticado em cartório.

c) Pagar a tesouraria da Liga uma taxa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) no ato do protesto.

d) Caso o clube protestante ganhe a causa, o mesmo receberá 70% da quantia paga e o restante será para custear as despesas com o processo.

ART. 15º - Julgamentos de qualquer espécie serão apreciados pelos membros do JDD e serão julgados baseados na Súmula do jogo, o relatório do árbitro, do Delegado da partida ou outros relatórios extras (diretores da LSF), e as punições serão de acordo com o CBJD e este regulamento.

Parag. 1º - A comunicação das penalidades aplicadas pelos árbitros aos atletas disputantes, obedecerá as normas e instruções fixadas pela LSF, devendo ainda, as advertências e expulsões constar da súmula da partida.

Parag. 2º - Qualquer recurso enviado a Liga através do JDD, deverá ser acompanhado do comprovante de pagamento da taxa referente ao pedido de recurso. Estas taxas já são estipuladas pela liga através de Portarias.

ART. 16º - A inobservância ou descumprimento das normas deste Regulamento, assim como as Normas Específicas de cada competição organizada pela LSF. Sujeitarão o clube infrator as seguintes penalidades:
a) Advertência;
b) Representação Escrita;
c) Multa;
d) Suspensão;
e) Desligamento da Competição.

Parag. 1º - A aplicação das penalidades previstas no Art. 16º será de competência privativa da Diretoria da LSF.

Parag. 2º - As penas estipuladas no Art. 16º deste Regulamento serão aplicadas independentemente das sanções disciplinares cominadas pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD.

CAPÍTULO V

DA REGRA QUATRO - EQUIPAMENTOS DOS ATLETAS

ART. 17º - Nos uniformes oficiais de cada equipe definidos nos respectivos estatutos ou outros uniformes de clubes autorizados pela LSF, durante o campeonato é obrigatório o uso da numeração, de 01 a 11 nas camisas dos jogadores iniciantes que fazem parte da partida, e de 12 a 22 nos atletas restantes (suplentes) não sendo permitido, numa mesma equipe, que 02 (dois) atletas atuem com o mesmo número. Caso isso aconteça o clube infrator, perdera os pontos para seu adversário caso esteja vencendo ou empatando a partida. (exceto no caso de goleiro expulso e quando autorizado pelo árbitro e registrado na súmula do jogo a ocorrência).

Parag. Único - Caso alguma equipe não tenha nos seus uniformes a numeração correta para iniciar a partida, a mesma poderá utilizar a numeração dos atletas suplentes para complemento do mesmo. Esta

mudança deverá ser comunicada ao delegado da partida antes do início do jogo. A mudança dessa numeração não excluirá a camisa do jogo.

ART. 18º - Quando a critério do juiz houver entre os uniformes semelhança capaz de provocar confusão e prejudicar o normal andamento da partida, o uso será regulamentado da seguinte maneira:

a) Caberá ao clube com menor tempo de filiação na LSF mudar, no caso de uniforme oficial.

b) Quando se tratar de clube com uniforme autorizado pela liga (não oficial), o clube com seu uniforme oficial terá a prioridade de não trocar.

c) O clube obrigado a mudar o uniforme terá o espaço de 20 (vinte) minutos para fazê-lo, caso contrário será considerado perdedor por W x 0.


CAPÍTULO VI

DOS LOCAIS DA COMPETIÇÃO, JOGOS E HORÁRIO

ART. 19º - Os jogos do campeonato Sobralense de Futebol adulto (1º Divisão) e juvenil Sub20 de 2010 serão disputados nos seguintes campos:

a) Estádio do Junco
b) Campos do subúrbio ( Espelho Dágua, Estádio Sinhá Sabóia e outros)

ART. 20º - Nos jogos realizados no estádio do junco, as equipes utilizarão túneis,
obedecendo os seguintes critérios:
a) Túnel a direita (Guarany): Serra Verde, Mototáxi, Goías, Flamengo e TDR.
b) Túnel a esquerda (visitantes): Grêmio Baracho, Guanabara, River Plate, Real Madri, C. C. Cohab e Manchester.

Parag.Único - Quando jogarem 02 (duas) ou mais equipes que utilizem o mesmo túnel, conforme distribuição mencionada, neste artigo, a equipe que tiver o maior tempo de filiação a LSF escolherá o túnel que desejar.

ART. 21º - Os jogos pelo Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão e juvenil Sub20 de 2010, não terão dias definidos na semana para serem realizados. Todos os jogos do campeonato serão realizados obedecendo a seqüência da tabela da liga, mas a mesma poderá ser alterada pela direção quando julgar necessário.

ART. 22º - Os jogos do Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão e Juvenil Sub20 de 2010, serão realizados em princípio, nos seguintes horários:

Jogos realizados no Estádio do Junco / Campo Espelho Dágua / Mini estádio

a) Rodadas duplas diurnas:
Preliminar: 14:40H (tolerância 10 minutos).
Principal : 10 minutos após o término da preliminar.

b) Rodadas duplas noturnas:
Preliminar: 19:00h (tolerância 10 minutos)
Principal: 10 minutos após o término da preliminar

c) Rodada simples:
diurna : 15:40h
Noturno : 20:15h

d) Jogos realizados nos campos do subúrbio
Sábado: 15: 30h (tolerância 10 minutos)
Domingo: 09:00h (tolerância 10 minutos)

Parag.Único - Os horários dos jogos acima mencionados poderão sofrer alterações, dependendo da necessidade que a liga achar conveniente. Se for realizado jogos nas preliminares do Guarany Jr. o horário será de acordo com o jogo principal e o horário será determinado pela Liga.

CAPÍTULO VII

DA CONTAGEM DE PONTOS E DOS ÁRBITROS

ART. 23º - O Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão, Juvenil Sub20 de 2010, será regido pelo sistema de pontos ganhos, observando o seguinte critério:

a) 03 (três) pontos por vitória
b) 01 (um) ponto por empate
c) 00 (zero) ponto por derrota

ART. 24º - Todos os jogos do Campeonato Sobralense da 1º Divisão e Juvenil Sub20 de 2010, terão arbitragem dos árbitros pertencente a ASAF e os mesmos deverão entrar em campo 10 (dez ) minutos antes do início de cada partida do referido campeonato. O árbitro e seus auxiliares terão que está por obrigação com uniformes todos em igualdade de cor.

ART. 25º - Todos os árbitros serão prestadores de serviços para liga e estão sujeitos a punição prevista no CBJD. Aos árbitros serão fixados (direitos e deveres para que alguns associados deste último funcionem como árbitros de futebol das partidas válidas pelos diversos certames oficiais promovidos pela LSF, sem nenhum vínculo empregatício com a entidade).

Parag. Único - Caberá aos diretores de arbitragem da LSF, fazer a indicação dos árbitros e assistentes para os diversos jogos promovidos pela Entidade, desde que considerados aptos para tal fim. A relação dos árbitros escalados terá que ser enviados para direção de esportes da liga 48 hs. antes da realização dos jogos. Quando a liga achar necessário poderá intervir em qualquer escala de arbitragem.

ART. 26º - A Liga Sobralense de Futebol, quando for o caso, ou quando julgar conveniente, poderá contratar os serviços autônomos e transitórios de árbitros do quadro da FCF. Qualquer clube que quiser solicitar arbitragem dos quadros da C.A. ou outra entidade para os seus jogos, os mesmos serão responsáveis pelo pagamento e por todas as despesas decorrentes com os mesmos.

CAPÍTULO VIII

DAS INSCRIÇÕES DE ATLETAS

ART. 27º - As inscrições e transferências de atletas para o Campeonato Sobralense da 1º Divisão, Juvenil Sub20 de 2010, serão realizadas obedecendo a Resolução Nº 001 / 2010 de 12/ 01/ 2010 da Liga Sobralense de Futebol.

ART. 28º - Poderão participar do Campeonato Sobralense da 1º Divisão, atletas do sexo masculino sem limite de idade. Para os clubes novatos a inscrição e transferências de atletas ficarão a critério da direção da entidade.

Parág. 1º - Os clubes inscritos na competição (Campeonato da 1º Divisão), que tem categorias inferiores poderão utilizar até 07 atletas do Juvenil Sub20 em jogos da Categoria Adulto e também poderão utilizar até 05 atletas do Infanto Juvenil Sub17 na Categoria Juvenil Sub20.

Parág. 2º - Qualquer clube poderá inscrever até 03 atleta profissional que não tenha contrato com nenhum clube e não tenham atuado no ano de 2010. exceto os atletas de Sobral que não estejam atuando mais pelo Guarany Jr. e que tenham contrato (ou reiscindido) poderão ser utilizado por outro clube desde que liberado pelo Guarany e a LSF.

ART. 29º - As inscrições de novos atletas da Categoria Adulto 1º Divisão poderão ser realizadas até 48 Hs. antes de qualquer partida e poderão ser entregue a Direção de Esportes da LSF e o prazo final para as inscrições de atletas do campeonato adulto será até o início da 7º rodada da competição.

CAPÍTULO IX

DAS TABELAS

ART. 30º - As tabelas dos jogos do Campeonato Sobralense (1º Divisão), Juvenil e Infanto Juvenil de 2010, em todas as suas fases serão confeccionadas exclusivamente pela Liga Sobralense de Futebol.

CAPÍTULO X

DO INGRESSO NO CAMPO DE JOGO

ART. 31º - Nos jogos do campeonato de 2010 promovidos pela LSF, somente poderão ingressar no campo de jogo as seguintes pessoas:

a) Atletas (titulares) em número de 11 (onze) por equipe.
b) Árbitros e auxiliares designados para a partida.
c) Maqueiros, massagistas e policiamento, quando solicitado pelo árbitro da partida.
d) Atleta reserva de acordo com a Regra III.

Parag.1º - No banco de cada equipe poderão permanecer além dos atletas reservas, 01 (um) técnico, 01 massagista (ou um roupeiro), 01 Auxiliar Técnico (ou Preparador Físico) e 01 diretor do clube credenciado.

Parag.2º - Na parte que circunda o campo, em local previamente estabelecido, poderão permanecer os representantes da LSF, do JDD e da ASAF, 01 (um) massagista, 02 (dois) maqueiros e até 06 (seis) gandulas. ( facultativo)

Parag.3º - Terão ainda acesso a parte que circunda o campo, o Presidente da LSF ou seus substitutos legais, o Presidente da FCF, os administradores do estádio e funcionários destas organizações, quando em serviço, a imprensa credenciada e o policiamento em serviço.

Parag.4º - Na parte que circunda o campo de jogo e no banco de reservas dos clubes, nos jogos realizados a noite, não será permitido o uso de bermudas. Nos jogos realizados pela manhã ou tarde será permitido o uso de bermudas, camisetas e Tênis. ( Exceto o treinador)

CAPÍTULO XI

DO ADIAMENTO, SUSPENSÃO, ANULAÇÃO DE PARTIDA

ART. 32º - Por motivo de força maior, o Presidente da liga Sobralense de Futebol, e na ausência, o seu substituto legal, poderá adiar uma partida, até 03 (três) horas antes de seu início.

Parag.Único - Serão considerados motivos de força maior, dentre outros:

a) Falta de segurança efetivamente constatada.

b) Conflitos ou distúrbios graves

c) Mau estado do campo que torne o jogo impraticável ou perigoso.

c) Falta de iluminação

ART. 33º - Em campo após o inicio do jogo, o árbitro é única autoridade competente para adiar ou suspender a partida, desde que haja motivo de força maior. Se uma partida for interrompida por falta de energia ou por chuva forte o mesmo aguardará até 30 minutos para normalizar a situação ou encerrar a partida.

Parag.Único - Se a suspensão da partida ocorrer por motivos alheios a participação de qualquer das equipes disputantes, a LSF adotará as medidas conf.Art. 9º letra A e B.

ART. 34º - Na nova partida a ser disputada por motivos da suspensão, poderão participar os mesmos atletas que assinaram a súmula antes dos fatos que ocasionaram a suspensão, ou outros, devidamente inscritos e com condições de jogo para o campeonato de 2010, desde que não tenham proibição de atuar em virtude de terem sido expulsos, ou não tenham condição de jogo por motivo disciplinar.

ART. 35º - As advertências ou expulsões aplicadas, em partida suspensas ou anuladas serão consideradas para aplicação das sanções previstas.

CAPÍTULO XII

DA TAÇA DISCIPLINA

ART. 36º - Será considerada detentora da Taça Disciplina a agremiação que no final da temporada de 2010, alcançar o menor número de pontos disciplinares nas partidas do campeonato aprovado pela LSF.

Parag.1º - Para efeito do presente artigo, serão tomadas em considerações as falta disciplinares nas partidas do campeonato punidas pelo JDD, penalidades aplicadas aos atletas participantes de cada jogo e que não tenham sido expulsos e também expulsão de seus diretores e Comissão Técnica.

Parag.2º - As penalidades a que se refere o Parágrafo anterior serão multiplicados pelos os seguintes fatores:

a) 10 pontos para cada jogo ou para cada 07 (sete) dias de suspensão do atleta.
b) 50 pontos para qualquer membro da Comissão Técnica que for expulso ou apenado (técnico, roupeiro, massagista, supervisor e outros).
c) 05 pontos por cada advertência recebida pelos atletas cartão amarelo.
d) 50 pontos para cada membro da Diretoria do clube que for expulso ou suspenso.

ART. 37º - O número de pontos disciplinares para cada agremiação será obtido, após o término da temporada oficial de 2010, inclusive partidas de desempate, dividindo-se a soma de todos os resultados obtidos pelos multiplicadores do parágrafo anterior, pelo total de jogos oficiais dos quais participou a agremiação.

CAPÍTULO XIII

DA MODALIDADE DE DISPUTA

ART. 38º - O Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão de 2010, será disputado com 11 clubes em um Turno único com pontos corridos numa fase classificatória, além de uma Semi Final e uma Final.

ART. 39º - Tomarão parte nas disputas as seguintes equipes: T D R, SERRA VERDE, MANCHESTER, MOTOTAXI, GUANABARA, RIVER PLATE, FLAMENGO CAIOCA , GOÍAS, GRÊMIO Baracho , REAL MADRI SUMARÉ e C. C. COHAB (Convidado).

ART. 40º - Na Fase classificatória os 11 (onze) clubes que disputarão o Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão de 2010, jogarão entre si no sistema de pontos corridos, classificando-se os 04 primeiros colocados de melhor pontuação da competição para fase seguinte.

2º FASE: Na 2º Fase da competição (Semi Final ) os 04 clubes classificados, jogarão apenas uma partida em caráter eliminatório (mata-mata), obedecendo o seguinte critério:

1º Jogo - 1º Colocado X 4º Colocado
2º Jogo - 2º Colocado X 3º Colocado

Parag.1º - Na 2º fase os 1º e 2º colocados da classificação geral terão a vantagem de jogarem pelo empate.

DECISÃO DO CAMPEONATO

VENCEDOR DO 1º JOGO X VENCEDOR DO 2º JOGO

ART. 41º - Na decisão do Campeonato Sobralense da 1º Divisão os 02 clubes finalistas jogarão uma única partida decisiva sem vantagem para nenhum clube.

ART. 42º - No caso de empate na Decisão do Campeonato, haverá um descanso de 10 (Dez) minutos e será iniciada a cobrança de tiros livres da marca penal, observando o que se segue:

a) Inicialmente serão realizados 05 (cinco) tiros livres diretos da marca penal por cada equipe, de forma intercalada, ou seja, cada equipe cobra um tiro livre alternado a cobrança com a outra equipe, até que cada uma da equipes tenham realizados os 05 (cinco) tiros livres estabelecidos. A escolha da equipe que inicia a realização dos tiros livres é feita através de sorteio pelo árbitro da partida, logo após o encerramento da prorrogação.

b) Os atletas que realizarão 1º série de 05 (cinco) tiros livres para cada equipe, só poderão realizar nesta série um tiro livre cada um, e serão indicados ao árbitro antes do início das cobranças. Quando da realização dos tiros livres diretos, os atletas que participarem da partida inclusive os indicados para as cobranças, deverão permanecer no centro do campo, com exceção dos goleiros e do cobrador da vez.

c) A escolha da meta para cobrança dos tiros livres diretos é de competência do árbitro da partida.

d) Após a realização dos 05 (cinco) tiros livres de cada equipe, persistindo o empate, o árbitro continuará a disputa de tiros livres, sempre de forma intercalada entre as equipes, com outros atletas que participaram da partida e ainda não cobraram nenhum tiro livre até que uma equipe estabeleça a 1ª vantagem e seja vencedora.


ART. 43º - Para se conhecer os critérios de desempate em pontos ganhos durante o campeonato e os primeiros colocados da pontuação geral 1º Divisão e do Juvenil Sub20, será obedecido os seguintes critérios:
a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo positivo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões recebidos:
e) Menor número de gols sofridos;
f) Sorteio no caso de empates em todos os itens.

Parag. Único: Para aplicação do 4º critério (menor número de cartões recebidos) deverá ser considerado, inicialmente o total de cartões vermelhos recebidos pelo clube na competição e, permanecendo o empate, o total de cartões amarelos.

CAPÍTULO XIV

DISPOSIÇÕES FINAIS

ART. 44º - Os clubes filiados que forem disputar jogos amistosos em qualquer cidade, ou disputar campeonatos paralelos com o mesmo nome sem a prévia autorização da LSF, caso não comuniquem a liga o clube infrator será suspenso das competições da entidade.

ART. 45º - São deveres do delegado da partida:

a) Colher as assinaturas dos atletas dos clubes juntamente com o árbitro reserva até 10 (dez) minutos antes do início oficial da partida.

b) Auxiliar o árbitro reserva na organização das pessoas autorizadas a ficarem no banco de reservas.

c) Auxiliar o árbitro reserva quando necessário nas anotações de gols e cartões.

d) Apresentar relatório de todas as partidas relatando as expulsões e outras ocorrências existentes.

Parag. Único: O delegado de qualquer partida dos Campeonatos da LSF, é o representante legal da entidade, cabendo ao mesmo quando necessário tomar decisões quando houver qualquer problema antes do inicio de uma partida.

ART. 46º - Dos clubes participantes do campeonato da 1º Divisão e Juvenil Sub20 será cobrado uma taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 e a liga será a responsável pelo pagamento da arbitragem do campeonato em curso em convênio com a Prefeitura de Sobral através da Secretaria do Esporte e Juventude. O Clube que não pagar a taxa de inscrição não poderá participar do campeonato.

ART. 47º - Aos clubes cabe a obrigatoriedade de apresentar ao representante da LSF (delegado) os alvarás dos atletas quando do ato da assinatura das súmulas. Sem o alvará ou qualquer documento de identificação o atleta não poderá jogar.

ART. 48º - Os alvarás permanecerão com o Representante da LSF, possibilitando a fiscalização por parte dos representantes de cada clube.

Parag.Único - Na falta do alvará, o atleta poderá identificar-se com os seguintes documentos:
a) Carteira de identidade ou Habilitação
b) Carteira de Reservista
c) Carteira Profissional de Trabalho

ART. 49º - Não haverá retrocesso na perda dos pontos para o clube desligado do campeonato e os jogos restantes do mesmo será definido por W x O a favor do adversário e considerado 1 x 0 e não contara como vitória no desempate de critérios de classificação.

ART. 50º - Será de responsabilidade dos clubes participantes do campeonato:
a) Qualquer dano material que venha a existir no seu túnel durante a realização de jogos no Estádio do Junco e outros campos.

b) Nos jogos realizados no subúrbio, no estádio do junco, Sinhá Sabóia e espelho Dágua, o pagamento da marcação dos campos e a colocação das redes (quando necessário), será de responsabilidade dos clubes participantes dos jogos. Os clubes pagarão a liga uma taxa que será estipulada ao longo do campeonato para custear as despesas com a marcação do campo e que será modificada quando for necessário. Esta taxa deverá ser paga ao delegado antes do início dos jogos, caso o clube não pague, perdera os pontos para o seu adversário pelo placar de 1X0.

c) Qualquer tumulto de torcida nos campos abertos, que venham a prejudicar o andamento da partida, será responsabilidade dos clubes participantes da partida.

d) Os clubes terão que organizar o seu banco de reservas para que os mesmos permaneçam juntos durante a realização de toda partida, sob pena de sofrerem punições pelo árbitro ou delegado do jogo constar na súmula.

e) Cada clube participante terá a obrigatoriedade de levar uma bola para seus jogos.

ART. 51º - Ao término do Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão de 2010, a LSF outorgará os seguintes troféus aos Campeões e Vice e mais premiações (conforme disponibilidade da tesouraria):

a) Campeão Sobralense de Futebol 1º Divisão: 01 Troféu e Premiação Especial
b) Vice-Campeão da 1º Divisão: 01 Troféu e Premiação Especial
c) Campeão Sobralense Juvenil SUB20 – 01 Troféu
d) Vice-Campeão Juvenil SUB20: 01 Troféu
e) Medalhas para os atletas dos clubes Campeões e Vice.

ART. 52º - É necessário que os clubes enviem representantes a todas as reuniões promovidas pela Liga. Caso os clubes filiados faltem a 5 (cinco) reuniões consecutivas ou a 10 (dez) intercaladas sem justificativas prévia a entidade, os mesmos poderão ser considerados como abandono do Campeonato e punidos de acordo com o CBJD, Estatuto da Liga e este Regulamento.

Art. 53º - No Campeonato Sobralense de Futebol da 1º Divisão e Juvenil Sub20 de 2010, o atleta que durante o jogo vier a dar chutão para fora dos estádios ou outros campos desnecessariamente, será advertido verbalmente pelo árbitro da partida e numa reincidência deverá ser advertido com cartão amarelo.

Parag. Único: A pena imposta aos clubes que faltarem as reuniões da entidade sem justificativas, será de advertência e até 01 ano de suspensão de todos os jogos ou campeonatos promovidos pela liga.

ART. 54º - No Campeonato Sobralense de Futebol Adulto 1º Divisão de 2010, haverá o sistema de rebaixamento, os 02 últimos clubes da pontuação geral do campeonato serão rebaixados para a 2º Divisão do ano de 2011, e os 02 primeiros colocados da 2º Divisão terão vaga assegurada na 1º Divisão de 2011.

Parag. Único: Os clubes rebaixados ou licenciados ( após carência de 01 ano) do Campeonato Sobralense de anos anteriores, só poderão retornar para a 1º Divisão se disputarem a 2º Divisão.

ART. 56º - A adesão ao presente regulamento foi efetuada com a participação do clube através de seu representante legal nas reuniões do conselho arbitral convocados para elaboração e aprovação deste regulamento e formalizada com as assinaturas respectivas no livro de ata do conselho arbitral.

ART. 57º - Este regulamento só poderá ser alterado quanto a forma de disputa do campeonato, por decisão unânime do conselho arbitral, em reunião convocada especialmente para tal fim.

ART. 58º - É de competência da LSF interpretar este regulamento, zelar pela sua execução e resolver os casos omissos, obedecendo as normas em vigor.

Parag.Único - Revogue-se as disposições em contrário.

ART. 59º - E por acharem de acordo com o conteúdo deste Regulamento, o mesmo foi aprovado em reunião do Conselho arbitral realizado na sede da LSF em 08.02.2010

Clubes participantes na aprovação deste Regulamento
MOTOTÁXI ESPORTE CLUBE
CENTRO COMUNITÁRIO COHAB II
RIVER PLATE ESPORTE CLUBE
GUANABARA ESPORTE CLUBE
REAL MADRI FUTEBOL CLUBE SUMARÉ
MANCHESTER ESPORTE CLUBE
T D R ESPORTE CLUBE
GOÍAS ESPORTE CLUBE
SERRA VERDE ESPORTE CLUBE
FLAMENGO CAIOCA ESPORTE CLUBE
GRÊMIO BARACHO ESPORTE CLUBE


Pedro Neto Alves Ivan Esteves Alves
Presidente LSF Vice Presidente – LSF


Raimundo Nonato Silva Sousa
Secretário da LSF




CLUBES PARTICIPANTES NA APROVAÇÃO DESTE REGULAMENTO


MOTOTAXI Esporte Clube: ______________________________________________


Centro Comunitário COHAB II: ___________________________________________
(CONVIDADO)

GUARANY Sporting Clube Jr.: ____________________________________________


RIVER PLATE Esporte Clube: ____________________________________________


GUANABARA Esporte Clube: ____________________________________________


SERRA VERDE Esporte Clube: ____________________________________________


MANCHESTER Esporte Clube: ____________________________________________


T D R Esporte Clube: _________________________________________________


GOIAS Esporte Clube: _________________________________________________


REAL MADRI Futebol Clube: ____________________________________________


FLAMENGO DO CAIOCA Esporte Clube: ___________________________________


GRÊMIO Baracho Esporte Clube: ________________________________________



Pedro Neto Alves Ivan Esteves Alves
Presidente LSF Vice Presidente – LSF


Raimundo Nonato Silva Sousa
Secretário da LSF



Regulamento aprovado pelo Conselho Arbitral em 08.02.2010.


TABELA DO CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL 2010 – 1º DIVISÃO

1º RODADA 2º RODADA
River Plate 1 X 1 Manchester T D R 1 X 1 C.C. Cohab
Mototáxi 1 X 1 Goías Mototáxi 1 X 1 Manchester
Grêmio Baracho 1 X 2 Serra Verde River Plate 2 X 1 Goías
Real Madri 5 X 1 Flamengo Caioca Real Madri 6 X 1 Grêmio Bar.
C. C. Cohab 1 X 1 Guanabara Serra Verde 2 X 2 Flamengo C.
T D R Folga Guanabara Folga
3º RODADA 4º RODADA
Flamengo Caioca 4 X 0 Guanabara Mototáxi 0 X 1 Guanabara
T D R 1 X 0 Manchester Goías 4 X 2 Manchester
Mototáxi 2 X 2 Real Madri Grêmio Baracho 1 X 1 T D R
River Plate 1 X 1 Serra Verde Real Madri 1 X 1 River Plate
Grêmio Baracho 4 X 1 C. C. Cohab C. C. Cohab 1 X 4 Flamengo C.
Goías Folga Serra Verde Folga
5º RODADA 6º RODADA
C.C. Cohab 1 X 2 Serra Verde Real Madri 0 X 0 Goías
T D R 3 X 3 Flamengo Caioca Mototáxi 3 X 2 Grêmio Bar.
River Plate 0 X 3 Mototáxi T D R 1 X 0 Guanabara
Grêmio Baracho 0 X 0 Goías Serra Verde 2 X 0 Manchester
Guanabara 1 X 2 Manchester River Plate 3 X 3 Flamengo C.
Real Madri Folga C. C. Cohab Folga
7º RODADA 8º RODADA
C. C. Cohab 0 X 3 River Plate Mototáxi 2 X 0 T D R
Real Madri 2 X 2 Guanabara Serra Verde 0 X 0 Real Madri
Manchester 5 X 2 Grêmio Baracho C. C. Cohab 0 X 4 Goias
Flamengo Caioca 1 X 5 Goias Grêmio Bar. X Flamengo C.
T D R 1 X 1 Serra Verde Guanabara X River Plate
Mototáxi Folga Manchester Folga
9º RODADA 10º RODADA
Manchester X Flamengo C. Grêmio Baracho X River Plate
Goias X Guanabara Serra Verde X Guanabara
T D R X River Plate Mototáxi X C. C. Cohab
C. C. Cohab X Real Madri Real Madri X Manchester
Mototáxi X Serra Verde T D R X Goias
Grêmio Baracho Folga Flamengo Caioca Folga
11º RODADA
Mototáxi X Flamengo Caioca Serra Verde X Goías
Manchester X C. C. Cohab Guanabara X Grêmio Bar.
T D R X Real Madri River Plate


DEPTO. DE FUTEBOL / LSF
TABELA CAMPEONATO SOBRALENSE DE FUTEBOL 2010 – JUVENIL SUB20

1º RODADA 2º RODADA
Grêmio P. P. X River Plate Mototáxi X Esperantina
Mototáxi X Real Caiçara Aracati X Grêmio P. P.
Aracati X Real Madri Serra Verde X Real Caiçara
Esperantina X Rainha da Paz Corintians X Real Madri
Corintians X Fortaleza Manchester X Rainha da Paz
Serra Verde X Manchester River Plate X Fortaleza
3º RODADA 4º RODADA
Corintians X Aracati Fortaleza X Real Madri
Real Caiçara X Esperantina Rainha da Paz X Real Caiçara
Gremio P. P. X Fortaleza Grêmio P. P. X Corintians
Serra Verde X Rainha da Paz Manchester X Esperantina
River Plate X Real Madri Aracati X River Plate
Mototáxi X Manchester Mototáxi X Serra Verde
5º RODADA 5º RODADA
Manchester X Real Caiçara Grêmio P. P. X Real Madri
Corintians X River Plate Serra Verde X Esperantina
Mototáxi X Rainha da Paz Aracati X Fortaleza

QUARTAS DE FINAL
1º J: 1º Col. A X 4º Col. B
2º J: 1º Col. B X 4º Col. A
3º J: 2º Col. A X 3º Col. B
4º J: 2º Col. B X 3º Col. A
Na 2º Fase (Quartas de Final os 1º e 2º colocados de cada chave terão a vantagem de jogarem pelo empate).

FASE SEMI - FINAL
5º Jogo: Vencedor 1º Jogo X Vencedor 4º Jogo
6º Jogo: Vencedor 2º Jogo X Vencedor 3º Jogo
Obs: Na fase Semi-final do turno os clubes classificados de melhor pontuação no Campeonato terão a vantagem de jogarem pelo empate.

F A S E F I N A L
VENCEDOR 5º JOGO X VENCEDOR 6º JOGO
Obs: Na fase final do turno nenhum clube levará vantagem de ponto, caso o jogo termine empatado será decidido através da cobrança de penalidades.

Sobral, 27 de Janeiro de 2010.

LIGA SOBRALENSE DE FUTEBOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário