REGULAMENTO 2º DIV. 2017

   REGULAMENTO DO CAMPEONATO SOBRALENSE                                              
             DE  FUTEBOL  DE  2017  –  2º DIVISÃO

                                                      CAPÍTULO   I

                                                 DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 1º - O presente regulamento aprovado pelo Conselho Arbitral dos clubes filiados à Liga Sobralense de Futebol dispõe sobre a efetivação do Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2017, que por  delegação legal dessas Associações tem o comando e direção exclusiva desta entidade, observadas todas as normas administrativas, executivas e judiciais, oriundos dos órgãos e entidades hierarquicamente superiores a Liga Sobralense de Futebol, de modo especial a Federação Cearense de Futebol.

Parag. Único - A delegação dos poderes aqui outorgadas à Liga Sobralense de futebol, pelos os clubes filiados que disputarão o Campeonato de Futebol da 2º Divisão de 2017 compreende, também, aquelas contratações de serviço autônomas de  pessoas físicas, sem qualquer vínculo empregatício face a própria Liga Sobralense de Futebol e aos clubes filiados referidos, exclusivamente pelo espaço de tempo necessário a concretização de cada tarefa, independente entre si, tais como árbitros (substitutos  e seus auxiliares) representantes da Liga (delegados) e do JDD, maqueiros e gandulas previamente indicados pela LSF.

ART. 2º - As associações e pessoas físicas subordinadas ou vinculadas de qualquer forma a Liga Sobralense de Futebol, para resolver suas divergências desportivas e para encontrar qualquer solução do problema surgido quando da aplicação de normas do presente Regulamento, deverá valer-se única e exclusivamente da Justiça Desportiva e nunca da Justiça comum.

Parag. 1º - A Associação que não cumprir o disposto neste artigo ficará nos dois anos seguinte, automaticamente afastado das competições, quaisquer que sejam elas, sem prejuízo das sanções previstas nas normas da Liga Sobralense de Futebol, FCF e CBF.

Parag. 2º - Os clubes participantes do campeonato e os árbitros serão conhecedores deste Regulamento, das leis esportivas e das regras.

ART. 3º - O Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão da presente temporada terá início no mês de abril e seu encerramento obrigatoriamente no decorrer do ano, com os jogos realizados nos campos do subúrbio  aptos a pratica do futebol   e jogos decisivos no Estádio do Junco ou Sinhá Sabóia.
                                                              CAPÍTULO  II
 
                                                          DO CAMPEONATO

ART. 4º -  O Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2017 será disputado, pelos  seguintes clubes filiados:


01) REAL BRASIL FUTEBOL CLUBE
02) MASTURBOYS DESPORTIVO CLUBE SUMARÉ
03) REAL SOBRAL  ESPORTE CLUBE
04) GRÊMIO BARACHO ESPORTE CLUBE
05) SANTA CRUZ ESPORTE CLUBE
06) SOCIEDADE ESPORTIVA CORINTIANS
07) CRICIUMA ESPORTE CLUBE
08) REAL MADRI JORDÃO ESPORTE CLUBE
09) SPORT CLUB JUNCÃO 
10) NOVO RIVER PLAYT FUTEBOL CLUBE
11) JUNCO ESPORTE CLUBE
12) BARCELONA ESPORTE CLUBE

                                                CAPÍTULO  III

                                                DOS ATLETAS
          
ART. 5º - A Regra de Futebol Nº III será aplicada com a seguinte  interpretação:

a) Haverá um limite máximo de 05 substituições em cada equipe por jogo, não havendo diferença entre o goleiro e os demais jogadores. A substituição é indistinta.

b) Uma equipe ainda que faltando fazer 01 (uma) substituição permitida pela regra III, não poderá substituir atleta expulso de campo.

c) No caso do goleiro ser expulso o reserva devidamente designado poderá substituir outro jogador da equipe e jogar como goleiro, ficando logicamente, a equipe desfalcada de 01 atleta em função da já referida expulsão do goleiro.

d) É obrigatório que os jogadores substitutos eventuais também assinem desde logo a súmula do jogo.

e)  Os substitutos eventuais antes do início do jogo, não necessitam indicar posições definidas, sendo que em caso de expulsão antes do inicio do jogo, outro atleta poderá ocupar a posição do jogador expulso.

f) Efetuada as substituições possíveis na forma prevista, os demais atletas constantes no banco de reservas poderão permanecer neste banco uniformizado até o final da partida, exceto os atletas expulsos.

g) Nenhuma partida do campeonato poderá ter continuidade com menos de 07 (sete) atletas das equipes disputantes, devendo o árbitro dar por encerrado a partida no instante em que por qualquer circunstância uma das equipes ficar com o número inferior a 7 atletas em campo.

h) A equipe que iniciar a partida com menos de onze atletas poderá completar este número antes do início do 2º tempo de jogo, o clube deverá comunicar ao delegado do jogo e ao  árbitro da partida.

i)    Toda equipe poderá compor seu banco de reservas antes do início do 2º tempo de jogo, após este prazo, ficará suspensa a inclusão de atletas na composição do banco de qualquer equipe.

j)    Na hipótese de uma equipe ter menos de sete atletas para o início da partida, o árbitro aguardará até 10 (dez) minutos após a hora marcada para o início deste jogo, findo os quais e permanecendo a mesma situação, a equipe regularmente presente será declarada vencedora, pelo escore de 1X0 0 para efeito deste regulamento. Se o fato ocorrer em ambas as equipes as duas associações são declaradas perdedoras pelo mesmo escore de 1X0.
                                         
                                                CAPÍTULO  IV

                               DAS  PENALIDADES  E  PROTESTOS

ART. 6º - Se um clube truncar a partida, ou provocar a interrupção da mesma, será advertido pelo árbitro e após 05 minutos se recusar a continuar competindo, ainda que permaneça em campo, perderá os pontos com o escore de 1X0 (um a zero), se estiver vencendo ou empatando até aquele momento. No caso do clube responsável pela interrupção está perdendo a partida, será mantido o escore do momento do encerramento.

ART. 7º - A Associação que não comparecer ao campo para disputar uma partida programada pelo campeonato, impedindo deste modo que ela se realize, salvo motivo de força maior devidamente comprovado, será considerada perdedora pelo escore de 1X0 (um a zero), e será obrigatoriamente punida nos termos das sanções estabelecidas neste Regulamento e no CBJD.

ART. 8º - Nenhuma partida de futebol poderá ser disputada com menos de 07 (sete) atletas, por quaisquer das equipes disputantes.

Parag.Único - Ocorrendo o fato no transcurso da partida, esta será encerrada imediatamente pelo árbitro, o que acarretará as seguintes consequências independente das demais sanções previstas:

a) Se uma partida teve início e uma das associações teve sua equipe reduzida a menos de 7 (sete) atletas, perderá ela os pontos da partida pelo escore de 1 x 0 (um a zero) para equipe adversária. O resultado da partida será mantido, se no momento do encerramento, a equipe adversária estiver vencendo a partida. Caso contrário, o resultado será de 1X0.

b) Se as 02 (duas) equipes foram reduzidas a menos de 7 (sete) atletas, ambas as equipes serão declaradas perdedoras pelo escore de 1 x 0 (um a zero).

c) Sempre que uma equipe, atuando apenas com 07 (sete) atletas, tiver 01 (um) ou mais atletas contundidos, poderá o árbitro conceder um prazo de até 10 (dez) minutos para tratamento   ou recuperação. Esgotado este prazo sem que tenha havido a recuperação do atleta ou atletas contundidos a sua equipe, o árbitro encerrará a partida conforme os dispostos nas alíneas a e b deste artigo.

ART. 9º - Se uma partida for suspensa por motivos alheios a participação de qualquer das equipes disputantes, a Entidade de Direção de Futebol da Liga adotará as seguintes providências:

a) Se a suspensão da partida ocorrer até que seja decorrido 20 (vinte) minutos do 2º tempo, deverá ser considerada nula.

b)    Se a suspensão ocorrer depois de decorridos 20 (vinte) minutos do 2º tempo, a partida será considerada encerrada, sendo mantido o resultado de campo obtido até o momento da suspensão do jogo.

ART. 10º - Caso tenha ocorrido motivo justo que impediram algum clube de  comparecer  ao jogo, o mesmo terá um prazo de 24 horas úteis para justificar a sua ausência ao jogo e deverá ser feita através de ofício a presidência da Liga, acompanhada de provas concretas para apreciação entidade. Caso o clube não venha a justificar a sua ausência ao jogo, será julgado pelo JDD de acordo com o CBJD e sofrerá as seguintes sanções:

a) Terá que pagar a Tesouraria da Liga uma taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais).

b) Será punido com 01 (um) ano de suspensão de todos os jogos patrocinados pela Liga.

ART. 11º - Todos os clubes participantes do Campeonato da 2º Divisão de 2017 terão que cumprir todos os jogos do campeonato, pois o clube que vier  durante a competição solicitar licença, será declarado pela LSF como abandono do campeonato, e o mesmo será punido com 01 (um) ano de suspensão e sanções do CBJD.

Parag. 1º -  Toda e qualquer Associação suspensa da competição por indisciplina ou desrespeito a este regulamento, Será automaticamente desfiliada da LSF.

ART. 12º - Durante às disputas do Campeonato Sobralense da 2º Divisão de 2017, as advertências (3ºcartão amarelo) e as expulsões de atletas, os   mesmos   terão   que obrigatoriamente cumprir uma partida de suspensão.

Parag. Único: Todo atleta expulso nos Campeonatos promovidos pela Liga, terão que serem julgados pelo JDD no prazo máximo de 30 dias úteis. Caso não seja julgado neste período estará o mesmo isento de qualquer punição.

ART. 13º - Os atletas expulsos em partidas oficiais do campeonato, serão julgados com base no relatório do árbitro da partida, como também relatório do delegado do jogo onde o mesmo ira   relatar fatos que ocorrer antes, durante ou após a realização da partida. As ocorrências serão julgadas pelo JDD da liga de acordo com o CBJD e este Regulamento.

Parag. Único - Diretores de clubes e membros da Comissão Técnica que forem expulsos ou praticarem algumas indisciplinas serão julgados conforme o relatório do árbitro ou do delegado do jogo. Qualquer diretor da LSF que for agredido fisicamente ou moralmente poderá acionar o delegado do jogo para que conste no relatório da partida ou ele mesmo fazer um relatório extra para que seja tomada as devidas providências nos termos do CBJD. O infrator será punido preventivamente com 30 dias de suspensão até que seja julgado.

ART. 14º - O clube que se achar prejudicado em uma partida poderá mover uma ação de protesto desta partida obedecendo aos seguintes itens:
a)   Enviar o protesto por escrito em 2 (duas) vias no prazo máximo de 48 horas após o término da partida para direção da LSF.

b)  Se o clube nomear advogado para representá-lo no acompanhamento do processo, deverá enviar a LSF procuração para o mesmo registrado em cartório.

c) Pagar à tesouraria da Liga a importância de R$ 300,00 (trezentos reais) no ato do protesto. Não haverá devolução de taxa paga referente a qualquer protesto de clube.

ART. 15º - Julgamento de qualquer espécie será apreciado pelos membros do JDD e será julgado baseado na Súmula do jogo, o relatório do árbitro, do Delegado da partida e relatórios extras (diretores LSF), e as punições serão de acordo com o CBJD e este regulamento.

Parag. 1º - A comunicação das penalidades aplicadas pelos árbitros aos atletas disputantes, obedecerá às normas e instruções fixadas pela LSF, devendo ainda, as advertências e expulsões constar da súmula da partida.

Parag. 2º  -  Qualquer recurso enviado a liga através do JDD, deverá ser acompanhado do comprovante de pagamento da taxa referente ao pedido de recurso. Estas taxas já são estipuladas pela liga através de Portarias.

ART. 16º - A inobservância ou descumprimento das normas deste Regulamento, assim como as Normas Específicas de cada competição organizada pela LSF. Sujeitarão o clube infrator as seguintes penalidades:

a)    Advertência;
b)    Representação Escrita;
c)    Multa;
d)    Suspensão;
e)    Desligamento da Competição.

Parag. 1º - A aplicação das penalidades previstas no Art. 16º será de competência privativa da Diretoria da LSF.

Parag. 2º - As penas estipuladas no Art. 16º deste Regulamento serão aplicadas independentemente das sanções disciplinares cominadas pelo Código Brasileiro de Justiça e Disciplina – CBJD.

                                                         CAPÍTULO  V

                       DA REGRA QUATRO - EQUIPAMENTOS DOS ATLETAS

ART. 17º - Nos uniformes oficiais de cada equipe definidos nos respectivos estatutos ou outros uniformes autorizados pela Liga, durante o campeonato é obrigatório o uso da numeração, de 01 a 11 nas camisas dos jogadores iniciantes que fazem parte da partida, e de 12 a 22 nos atletas restantes (suplentes) não sendo permitido, numa mesma equipe, que 02 (dois) atletas atuem com o mesmo número.

Parag. 1º - Se algum clube utilizar em uma partida 02 atletas com o mesmo número, o clube infrator perdera os pontos para seu adversário. (Exceto no caso de goleiro expulso e quando autorizado pelo árbitro e registrado na súmula do jogo)


Parag. 2º - Caso alguma equipe não tenha nos seus uniformes a numeração correta para iniciar a partida, a mesma poderá utilizar a numeração dos atletas suplentes para complemento do mesmo. Esta mudança deverá ser comunicada ao delegado da partida antes do início do jogo. A mudança dessa numeração não excluirá a camisa do jogo.

ART. 18º -  Quando a critério do juiz houver entre os uniformes semelhança capaz de provocar confusão e prejudicar o normal andamento da partida, o uso será regulamentado da seguinte maneira:

a)    Caberá ao clube com menor tempo de filiação na LSF mudar o uniforme.
b)    Sorteio entre as equipes, para saber quem irá trocar o uniforme. (Filiações com o mesmo ano)
c)   O clube obrigado a mudar o uniforme terá o espaço de 20 (vinte) minutos para fazê-lo, caso contrário será considerado perdedor por W x 0.

                                                         CAPÍTULO  VI

                       DOS LOCAIS DA COMPETIÇÃO, JOGOS E HORÁRIO

ART. 19º - Os jogos do Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2017 serão disputados nos seguintes campos:

a) Estádio do Junco ou Sinhá Sabóia (Jogos Finais)
b) Campo do Espelho D’água, Estádio Sinhá Sabóia e Campos do subúrbio ou distritos.


ART. 20º -  Nos jogos realizados no estádio do junco, as equipes utilizarão túneis, obedecendo ao seguinte critério:

a)    O Clube de maior tempo de filiação junto a Liga terá o direito de escolher o túnel onde irá ficar sua equipe.

ART. 21º - Os jogos pelo Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2017, serão realizados aos sábados, domingos, feriados ou outros dias da semana. Todos os jogos do campeonato serão realizados obedecendo a tabela da liga, mas a mesma poderá ser alterada pela direção quando julgar necessário.

ART. 22º - Os jogos do Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2016 serão realizados em princípio, nos seguintes horários abaixo especificados. Mas os mesmos poderão ser modificados pela LSF quando houver necessidade.

Jogos realizados no Estádio do Junco / Espelho D’água,  Sinhá Sabóia e outros.

a) Rodadas duplas diurnas:
Preliminar: 14:30H (tolerância 10 minutos).
Principal : 10 minutos após o término da preliminar.

b) Rodadas duplas noturnas:
Preliminar: 19:00h (tolerância 10 minutos)
Principal: 10 minutos após o término da preliminar

c) Rodada simples:
Diurna  manhã:  9:00 Hs.
Diurna Tarde: 15:45 Hs.
Noturna : 20:15h


    Jogos realizados nos campos do subúrbio e outros
          Sábado: 15: 45h (tolerância 10 minutos)
Domingo:   9:00h (tolerância 10 minutos)

                                                  CAPÍTULO  VII

                           DA CONTAGEM DE PONTOS E DOS ÁRBITROS

ART. 23º - O Campeonato Sobralense de Futebol da  2º Divisão  de 2017 será regido pelo sistema de pontos ganhos, observando o seguinte critério:

a)    03 (três) pontos por vitória
b)   01 (um) pontos por jogo terminado empatado.

ART. 24º - Todos os jogos do Campeonato Sobralense da 2º Divisão 2017, terão arbitragem dos árbitros pertencente ao quadro da ASAF e os mesmos deverão entrar em campo 10 (dez) minutos antes do início de cada partida do referido campeonato. Os jogos poderão ser arbitrados por trio ou dupla de arbitragem e os mesmos terão que está por obrigação com uniformes todos em igualdade de cor.

ART. 25º - Todos os árbitros pertencentes aos quadros da ASAF estão sujeitos a punição prevista no CBJD. Aos árbitros serão fixados (direitos e deveres para que alguns associados deste último funcionem como árbitros de futebol das partidas válidas pelos diversos certames oficiais promovidos pela LSF, sem nenhum vínculo empregatício com a entidade).

Parag. Único - Caberá aos diretores de arbitragem da LSF, fazer a indicação dos árbitros e assistentes para os diversos jogos promovidos pela Entidade, desde que considerados para tal fim.
A relação dos árbitros escalados terá que ser enviada para direção de esportes da liga 48 hs. antes da realização dos jogos. Quando a liga achar necessário poderá intervir em qualquer escala de arbitragem.

ART. 26º - A Liga Sobralense de Futebol, quando for o caso, ou quando julgar conveniente, poderá contratar os serviços autônomos e transitórios de árbitros do quadro da FCF.

                                                        CAPÍTULO VIII

                                          DAS INSCRIÇÕES DE ATLETAS

ART. 27º - As inscrições de atletas para o Campeonato Sobralense da 2º Divisão de 2017, serão realizadas da seguinte forma: Ficha de inscrição e Alvará (carteira) assinada pelo atleta, com Xerox de dois documentos de identificação (RG e CPF) ou outro documento oficial com retrato. Todo documento enviado a liga tem que ser escrito a máquina, conforme RDI Nº 001 / 2017.

ART. 28º - Somente poderá participar do Campeonato Sobralense da 2º Divisão de 2017, atletas do sexo masculino e o  número de atletas  inscritos será limitado, podendo cada equipe inscrever até 35 atletas com limite de idade a partir dos 16 anos, conforme RDI Nº 001/2017.  Para os clubes antigos (rebaixados) a inscrição de atletas ficará a critério da direção da entidade.

Parág. 1º - Os clubes inscritos na competição (Campeonato da 2º Divisão) que tiverem disputando a Categoria SUB-20 poderão utilizar até 07 atletas da Categoria Juvenil e até 05 atletas do Sub17 em seus jogos pela segundona.

Parág. 2º - Cada clube poderá inscrever na competição até 04 atletas profissionais que não tenham vinculo contratual com nenhum clube e não tenham atuado até 31 de janeiro de 2017. 

ART. 29º - Cada clube novato só poderá na competição fazer 16 transferências de atletas vinculados aos clubes filiados através de documento de transferência assinado pelo atleta. O prazo final para as inscrições de atletas do campeonato da 2º Divisão será até o término da 2º fase.

Parag.Único – Qualquer atleta inscrito em clubes filiados a LSF, poderão transferir-se para qualquer clube da 2º Divisão e disputarem o Campeonato obedecendo a RDI 001/2017.

                                                     CAPÍTULO  IX

                                                    DAS TABELAS

ART. 30º - As tabelas dos jogos para o Campeonato Sobralense da  2º Divisão de 2017, em todas as suas fases serão confeccionadas exclusivamente pela Liga Sobralense de Futebol.

                                                  CAPÍTULO X

                              DO  INGRESSO  NO  CAMPO  DE  JOGO

ART. 31º - Nos jogos do Campeonato Sobralense da 2º Divisão de 2017 realizado pela LSF, somente poderão ingressar no campo de jogo as seguintes pessoas:

a)    Atletas (titulares) em número de 11 (onze) por equipe.

b)    Árbitros e auxiliares designados para a partida.

c) Maqueiros, massagistas e policiamento, quando solicitado pelo árbitro da partida.

d) Atleta reserva de acordo com a Regra III.

Parag.1º - No banco de cada equipe poderão permanecer além dos atletas reservas, 01 (um) técnico, 01 (um) massagista (ou roupeiro), diretor e Preparador físico.

Parag.2º -  Na parte que circunda o campo, em local previamente estabelecido, poderão permanecer os representantes da LSF, do JDD, da ASAF, 01 (um) massagista, 02 (dois) maqueiros e gandulas (facultativo3.

Parag.3º - Terão ainda acesso a parte que circunda o campo, o Presidente da LSF e ou seus substitutos legais, o Presidente da FCF, os administradores do estádio e funcionários destas organizações, quando em serviço, a imprensa credenciada e o policiamento em serviço.

Parag.4º - Na parte que circunda o campo de jogo, não será permitido o uso de bermudas  no Estádio Junco nos jogos a noite. Nos Jogos realizados pela manhã, tarde ou noite só será permitido o uso de bermudas, tênis e camisetas personalizadas para o massagista ou roupeiro. (Proibido treinador de Bermuda).


                                                   CAPÌTULO  XI

                    DO ADIAMENTO, SUSPENSÃO, ANULAÇÃO DE PARTIDA

ART. 32º - Por motivo de força maior, o Presidente da liga Sobralense de Futebol, e na ausência, o substituto legal, poderá adiar uma partida, até 03 (três) horas antes de seu início.

Parag. Único - Serão considerados motivos de força maior, dentre outros:

a) Falta de segurança efetivamente constatada.
b) Conflitos ou distúrbios graves.
c) Mau estado do campo que torne o jogo impraticável ou perigoso.
d) Falta de iluminação

ART. 33º - Em campo, o árbitro é   única autoridade competente para adiar ou suspender a partida, desde que haja motivo de força maior.

Parag.Único - Se a suspensão da partida ocorrer por motivos alheios a participação de qualquer das equipes disputantes, a LSF adotará as medidas conforme Art. 9º letra A e B.

ART. 34º - Na nova partida a ser disputada por motivos da suspensão, poderão participar os mesmos atletas que assinaram a súmula antes dos fatos que ocasionaram a suspensão, ou outros, devidamente inscritos e com condições de jogo para o campeonato de 2016, desde que não tenham proibição de atuar em virtude de terem sido expulsos, ou que não tenham condição de jogo por motivo disciplinar.

ART. 35º -  As advertências aplicadas, em partida suspensas ou anuladas serão consideradas para aplicação das sanções previstas.
  
                                                            CAPÍTULO  XII

                                              DA MODALIDADE DA DISPUTA

ART. 36º - O Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2017, será disputado em um Turno Único,  1º , 2º e 3º fases, e uma decisão de 3º lugar e decisão da competição.

ART. 37º - Tomarão parte nas disputas as seguintes equipes: Grêmio Baracho,  Santa Cruz,  Real Madri Jordão, Real Brasil, Novo River Playt,  Masturboys, Barcelona,   Junco, Corintians, Criciúma, Sport,  , Real Sobral.

ART. 38º - Os 12 (dezesseis) clubes que disputarão o Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2017, serão divididos em 3 chaves A,B,C (04 clubes)   as chaves foram composta da seguinte forma:




           CHAVE   A
            CHAVE   B
            CHAVE   C
SPORT
GRÊMIO BARACHO
 REAL BRASIL
JUNCO
CRICIUMA
 MASTURBOYS
N. RIVER PLATE
BARCELONA
 SANTA CRUZ
REAL SOBRAL
CORINTIANS
 REAL MADRI JORDÃO

ART. 39º - Na 1º  Fase do  Turno os clubes jogarão entre si dentro de sua própria chave, classificando-se os  02 primeiros colocados de cada chave e mais os 02 melhores 3º colocados de qualquer chave para fase seguinte da competição. A contagem de pontos dos clubes será dentro de sua própria chave. Na 2º Fase do turno os clubes classificados , jogarão partidas eliminatórias e os vencedores irão passando para fases seguintes até a partida final. A 2º fase ficará assim definida:
                      2º  F A S E


1º Jogo: 1º Colocado Chave A
     X
                  2º  Colocado Chave C
2º Jogo: 1º Colocado Chave B
     X
                  2º  Colocado Chave A
3º Jogo: 1º Colocado Chave C
     X
                  2º  Colocado Chave B
4º Jogo: 3º Colocado
     X
                  3º  Colocado

2º Fase: Os 1º  colocados de cada chave, terão a vantagem de jogarem pelo empate. No 4º jogo se terminar empatado decisão nos pênaltis.

           F A S E   SEMI  FINAL


  5º Jogo: Venc. 1º jogo
     X
Venc. 4º jogo
  6º Jogo: Venc. 2º jogo
     X
Venc. 3º jogo

Na Fase Semi Final os clubes de melhores campanhas na pontuação geral terão a vantagem de jogarem pelo empate. 

                                                                    FASE   FINAL
 Vencedor Jogo 5º                                          X                                    Vencedor Jogo 6

 Na Fase Final o clube classificado de melhor pontuação na classificação geral terá a vantagem de jogar pelo empate.

ART. 40º -  Para se conhecer os critérios de desempate durante todo o campeonato e os primeiros colocados de cada chave, serão obedecidos os seguintes critérios:

a)   Maior número de vitórias;
b)   Melhor saldo positivo de gols;
c)   Maior número de gols marcados;
     d)   Menor número de cartões vermelhos recebidos;
e)   Menor número de cartões amarelos recebidos;
f)     Menor número de gols sofridos;
g)    Sorteio no caso de empates em todos os itens.

                                                             CAPÍTULO  XIV

                                                    DISPOSIÇÕES FINAIS

ART. 41º - Os clubes filiados que forem disputarem jogos amistosos em qualquer cidade, ou disputar  campeonatos paralelos com o mesmo nome sem a prévia autorização da LSF, caso não comuniquem a liga o clube poderá  ser  suspenso dos jogos da competição.

ART. 42º - São deveres do delegado da partida:

a) Colher as assinaturas dos atletas dos clubes até 10 (dez) minutos antes do início oficial da partida.

b) Auxiliar o árbitro na organização das pessoas autorizadas a ficarem no banco de reservas.

c) Auxiliar o árbitro nas anotações de gols e cartões.

d)    Apresentar relatório de todas as partidas relatando as expulsões e outras ocorrências existentes.

Parag. Único: O delegado de qualquer partida dos Campeonatos da LSF, é o representante legal da entidade, cabendo ao mesmo tomar decisões quando houver qualquer problema antes do inicio de uma partida.

ART. 46º - O pagamento   da  taxa  de  arbitragem de cada  jogo do campeonato em curso em comum acordo  será feito pelos clubes disputantes  do jogo pagando um valor de R$ 90,00 (sem marcação de campo) ou 115,00 (com marcação de campo) de cada clube. Em todos os jogos o pagamento das marcações dos campos quando realizada pela LSF será responsabilidade dos clubes disputantes que pagarão uma taxa estipulada pela LSF para esta despesa. A taxa de arbitragem deverá ser paga pelos clubes ao delegado da partida antes do inicio de cada jogo, caso não haja o pagamento o jogo não será iniciado. Neste caso se apenas um clube fazer o pagamento, o clube que não pagou, perdera os pontos para o seu adversário pelo placar de 1X0.

Parágrafo Único: Aos clubes será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 100,00  e o clube que não pagar não poderá participar da competição.

ART. 44º - Aos clubes cabe a obrigatoriedade de apresentar ao representante da LSF (delegado) os  alvarás  dos atletas quando do ato da assinatura das súmulas. Nenhum Atleta poderá jogar sem um documento de identificação.

ART. 45º -  Os alvarás permanecerão com o Representante da LSF, possibilitando a fiscalização por parte dos representantes de cada clube.

Parag.Único - Na falta do alvará, o atleta poderá identificar-se com os seguintes documentos:
a) Carteira de identidade ou de Habilitação.
b) Carteira de Reservista
c) Carteira  Profissional de Trabalho

ART. 46º - Não haverá retrocesso na perda dos pontos para o clube desligado do campeonato e os jogos restantes do mesmo serão definidos por  W x O  a favor do adversário e considerado 1 x 0.

ART. 47º - Será também de responsabilidade dos clubes participantes do campeonato:
a) Qualquer  dano material que venha a existir no seu túnel durante a realização de jogos no Estádio do Junco.

b)  Nos jogos realizados no subúrbio, campo Sinhá Sabóia, Espelho Dágua e estádio do junco, ou distritos a marcação dos campos e a colocação das redes (campos do subúrbio), será de responsabilidade dos clubes  participantes dos jogos. Os jogos realizados nos distritos os clubes também serão responsáveis pelo pagamento do transporte e da arbitragem.

c)   Qualquer tumulto de torcida nos campos abertos ou fechado, que venham a prejudicar o andamento da partida, será de responsabilidade dos clubes participantes da partida e os mesmos poderão ser suspensos da competição.

d)  Os clubes terão que organizar o seu banco de reservas para que os mesmos permaneçam juntos durante a realização de toda partida, sob pena de sofrerem punições pelo árbitro ou delegado do jogo constar na súmula.

e)   A bola do jogo será de responsabilidade dos clubes, pois os mesmos terão a obrigatoriedade de levar  uma bola para seus jogos, quem não levar poderá ser punido pela LSF.

ART. 48º - No Campeonato Sobralense de Futebol  2º Divisão de 2017, o atleta que durante o jogo vier a dar chutão para fora dos estádios ou outros campos desnecessariamente, será advertido verbalmente pelo árbitro da partida.

ART. 49º - Ao término do Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2017  a LSF outorgará os  seguintes troféus:

a)   Troféu e medalhas para o Campeão;
b)    Troféu  e medalhas para Vice Campeão.
c)    Premiação Especial para Campeão e Vice Campeão
                                          
ART. 50º - É obrigatório aos clubes que enviem representantes a todas as reuniões promovidas pela Liga. Caso os clubes filiados da cidade faltem a 5 (cinco) reuniões consecutivas ou a 10 (dez)
Intercaladas sem justificativa prévia a entidade, os mesmos poderão ser considerados como abandono do Campeonato e também poderão ser punidos de acordo com o CBJD,  Estatuto da Liga e este Regulamento. Os clubes dos distritos mais distantes que não conseguem vir para as reuniões deverão enviar justificativa para direção da LSF.

Parag. Único: A pena imposta aos clubes que faltarem as reuniões da entidade sem justificativas, será de advertência e até 01 ano de suspensão de todos os jogos ou campeonatos promovidos pela liga.

ART. 51º - No Campeonato Sobralense de Futebol da 2º Divisão de 2017,  os 02 clubes classificados para Fase  Final já terão vaga assegurada na 1º Divisão de 2018.

ART. 52º - A adesão ao presente regulamento foi  efetuada com a participação do clube através  de seu representante legal nas reuniões do conselho arbitral convocados para elaboração e aprovação deste regulamento e formalizada com as assinaturas respectivas no livro de ata do conselho arbitral.

ART. 53º - Este regulamento só poderá ser alterado quanto a forma de disputa do campeonato, por decisão unânime do conselho arbitral, em reunião convocada especialmente para tal fim.

ART. 54º - É de competência de a LSF interpretar este regulamento, zelar pela sua execução e resolver os casos omissos, obedecendo as normas em vigor.

Parag.Único - Revogue-se as disposições em contrário.

ART. 55º - E por  acharem de acordo com o conteúdo deste Regulamento, o  mesmo foi aprovado em reunião do Conselho arbitral realizado na sede da LSF em 17.03.2017.


01) REAL BRASIL FUTEBOL CLUBE
02) REAL SOBRAL ESPORTE CLUBE
03) REAL MADRI JORDÃO FUTEBOL CLUBE
04) GRÊMIO BARACHO ESPORTE CLUBE
05) MASTURBOYS DESPORTIVO CLUBE SUMARÉ
06) SOCIEDADE ESPORTIVA CORINTIANS
07) SANTA CRUZ ESPORTE CLUBE
08) SPORT CLUB JUNCÃO 
09) BARCELONA  FUTEBOL CLUBE
10) JUNCO ESPORTE CLUBE (AUSENTE)
11) CRICIUMA ESPORTE CLUBE 
12. NOVO RIVER PLATE ESPORTE CLUBE



   Pedro Neto Alves                        Ivan Estevão Alves                       Raimundo Nonato S. Sousa

    Presidente LSF                        Vice-Presidente LSF                               Secretário LSF



N. River Plate
   X
Real Sobral
Grêmio Baracho
   X
Criciuma
Sport
   X
Junco
Real Brasil
   X
Masturboys
Barcelona
   X
Corintians
Santa Cruz
   X
Real Madri

Real Sobral
   X
Sport
Corintians
   X
Grêmio Baracho
Real Madri Jordão
   X
Real Brasil
Junco
   X
N. River Plate
Criciuma
   X
Barcelona
Masturboys
   X
Santa Cruz
        3º RODADA


Santa Cruz
   X
Real Brasil
Barcelona
   X
Grêmio Baracho
Real Sobral
   X
Junco
Masturboys
   X
Real Madri
Sport
   X
N. River Plate
Criciuma
   X
Corintians
                                           
                                                 2º FASE    -   MATA - MATA
1º Jogo
1º Col. A

    X

2º Col. C
2º Jogo
1º Col. B

    X

2º Col. A
3º Jogo
1º Col. C

    X

2º Col. B
4º Jogo
3º Col.

    X

3º Col.
                                             
                                                 3º FASE    -   MATA - MATA
5º Jogo
 Venc. 1ºJ

    X

Venc. 3ºJ
6º Jogo
 Venc. 2ºJ

    X

Venc. 4ºJ

                                FASE FINAL – DECISÃO DO 1º e 2º LUGAR
Vencedor 5º Jogo                                       X                                      Vencedor 6º Jogo

                                                  DEPTO. DE FUTEBOL / LSF
                      APOIO: SECRETARIA DA CULTURA, JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER / PMS





Nenhum comentário:

Postar um comentário