XVI COPA SOBRAL - REGULAMENTO 2016

  http://sobralagora.com.br/v1/wp-content/uploads/2014/10/a-boa-esporte.png                                      


   REGULAMENTO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnXWaWnWaUyzBOzoFrXOkSNLfoR3xvOQ7iYkDH6g1tVl1yA5JxaI4YIbH6L8q-P37i6XeOO_wEPc6s6VJoPq-8nGJ44m4ZBBHAmd_yc7hCmAVcrIDSatIXDF2ss0_yhwFG-xZCoAbXLTqX/s1600/Sem+t%25C3%25ADtulo.png

     XVI COPA SOBRAL
    DE FUTEBOL - 2016

                REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL
                                 SECRETARIA DO ESPORTE
              ORGANIZAÇÃO: LIGA SOBRALENSE DE FUTEBOL
                  

       XVI  COPA SOBRAL DE FUTEBOL - ANO 2016


                      REGULAMENTO GERAL

                                                     DAS  FINALIDADES

ART. 1º - A XVI COPA SOBRAL DE FUTEBOL de 2016, visa uma maior integração entre os desportistas da cidade, e dos distritos. Será realizado pela  Prefeitura de Sobral, apoio da Secretaria do Esporte e organizada pela Liga Sobralense de Futebol. Regular-se-á, genericamente, pela legislação vigente aplicável e, especificamente, pelas disposições contidas neste regulamento e atos administrativos expedidos pela organização, no exercício de suas funções.

ART. 2º - Os clubes que participarem do evento serão considerados conhecedores da legislação esportiva aplicável e das disposições contidas neste regulamento. Assim submeter-se-ão, sem reserva alguma, a todas as consequências que deles possam emanar.

                                                DOS  OBJETIVOS


ART. 3º - São objetivos da XVI COPA SOBRAL DE FUTEBOL, previstos neste regulamento:
a)     Propiciar o desenvolvimento integral da pessoa humana como ser social, autônomo.
b)     Promover a integração sócio-esportiva entre atletas e comunidades;
c)     Redimensionar o valor sócio cultural e esportivo dos recursos humanos disponíveis, encaminhando-os e especializando-os para o rendimento esportivo;
d)     Estimular o desenvolvimento técnico-esportivo entre os participantes;
e)     Despertar o interesse pela prática da atividade física esportiva;
f)       Revelar novos talentos.

                                               DA  PARTICIPAÇÃO


ART. 4º - Poderão participar somente clubes amadores da sede e Distritos de Sobral.

ART. 5º - Os atletas inscritos na competição deverão estar regularmente, associados aos clubes, assumindo estas todas as responsabilidades e conseqüências de tais atos.

Parágrafo 1º - O atleta poderá participar apenas de um único clube. Caso tenha dupla inscrição e comprovado as assinaturas, o mesmo será eliminado da competição.

Parágrafo 2º - Os atletas residentes em Sobral poderão atuar em clubes da sede ou distritos. Os clubes pertencentes aos distritospoderão utilizar atletas amadores da sede ou de outras localidades. É proibida a inscrição de atletas profissionais para a disputa da competição.

Parágrafo 3º - Só poderá participar da XVI COPA SOBRAL, os clubes devidamente inscritos na competição que não cometeram infrações na Copa de 2015.




                                               DAS INSCRIÇÕES 

ART. 6º - Para que uma equipe possa se inscrever na Competição será necessário apresentar ficha de inscrição individual do clube preenchida em letra de forma ou a máquina e assinada pelo presidente da equipe ou seu responsável legal, além da relação nominal dos atletas da equipe com suas respectivas assinaturas e retratos recentes.

Parágrafo 1º - Ao inscrever sua equipe, o clube se compromete a participar de todas as partidas, conforme tabela previamente divulgada pelos organizadores, em todas as fases da Copa.

Parágrafo 2º - As fichas de inscrição individual do clube e relação nominal dos atletas serão oferecidas pela organização (SEJ/ LSF).

ART. 7º - Cada equipe poderá inscrever na competição no mínimo 11 e no máximo 24 atletas.

ART. 8º - As fichas dos atletas deverão ser entregues na Secretaria do Esporte (Ginásio Poliesportivo).


ART. 9º - É proibida a inscrição e substituição de atletas na competição após o recebimento da ficha dos atletas, ou seja, depois de 08.07.16.

ART. 10º - A XVI COPA SOBRAL DE FUTEBOL 2016, será realizada em categoria amadora única, masculina e todos os atletas deverão ser amadores. Caso algum clube inscreva atleta profissional na competição e participe de alguma partida a equipe infratora será eliminada da competição e os pontos da partida ficarão em favor do adversário.

                                                 DOS  DOCUMENTOS


ART. 11º - É obrigatória a apresentação até o inicio de cada partida, da carteira de Identidade original ou Xerox colorida, na sua falta carteira de reservista, carteira de habilitação ou CTPS. Sem documento com foto o atleta não poderá participar da partida.

                                                 DAS  DISPUTAS

ART. 12º - A XVI COPA SOBRAL DE FUTEBOL, terá a participação de até 120 clubes (sede e distritos), com os mesmos divididos em 08 grupos de até 16 clubes, subdivididos em chaves de até 04 clubes de cada bairro ou distrito. A competição terá 03 fases classificatórias eliminatórias, Quartas de Final, Semi Final e Final.

1º FASE: Nesta fase os clubes jogarão apenas uma partida em caráter eliminatório dentro de suas próprias chaves no seu próprio bairro ou distrito, ou em outros campos designados pela organização, classificando os 02 clubes vencedores da chave (04 clubes) para a outra fase, nas chaves onde só tem 03 clubes será realizado o 1º jogo entre os 02 primeiros clubes, com o clube vencedor passando para outra fase e o clube perdedor jogará outra partida com o clube que ficou esperando e o mesmo terá a vantagem de jogar pelo o empate o vencedor passara para 2º fase e será o representante de seu bairro ou distrito.  Os jogos desta fase serão definidos pela organização da competição.

OBS: No caso dos jogos entre clubes de distritos e bairros diferentes na 1º fase, estes jogos serão realizados em campos  a ser definido pela organização. 

2º FASE: (Entre os distritos e entre os sede ) Nesta fase os clubes classificados farão apenas uma partida eliminatória com os confrontos de 1º colocados contra 2º colocados dos seus grupos definidos pela organização conforme esboço da tabela. Nesta Fase os clubes jogarão no sistema mata-mata. O Local dos jogos será definido pela organização e os clubes vencedores passarão para outra fase da competição.

3º FASE: Nesta fase os clubes classificados farão apenas uma partida em caráter eliminatório em campo neutro designados pela organização, e os classificados participarão das fases de Quartas de Final, Semi Final e os vencedores disputarão os 1º e 2º lugares (Final), os perdedores disputarão o 3º e 4º lugares,  no estádio do Junco ou Mini estádio S. Saboia.

Parag. Único: Em todas as  partidas eliminatórias a partir da 1º Fase, em caso de empate nos jogos da competição, após a partida haverá um descanso de 05 minutos e serão decididas através da cobrança de penalidades máximas em número de 03, cobradas por atletas diferentes, persistindo o empate penalidades alternadas por jogadores diferentes, até que saia um vencedor. Nos jogos Semi Finais e Final o numero de penalidades máxima poderá ser de até 05 cobranças para cada equipe.

ART. 13º - As equipes que abandonarem as disputas serão desclassificadas e os seus resultados serão considerados WX0 para o adversário na fase em que se configurou o abandono e as mesmas serão punidas com eliminação das próximas competições.

Parag.Único – Configura abandono a equipe que:
a)    Deixar de comparecer à partida que decide sua classificação final em qualquer fase;
b)    Comparecer no local dos jogos e se recusar a jogar ou adotar qualquer comportamento inadequado ou prejudicial ao evento.
c)    Comparecer em campo com menos de 7 atletas para seus jogos caracterizando o WXO.
d)    Desistir oficialmente da competição. Neste caso o clube deverá comunicar por escrito á organização da Copa.

                                                     DAS  PARTIDAS


ART.14º - Os jogos serão regidos pelas Regras Oficiais do futebol, como também as expressamente contidas e adotadas neste regulamento.

ART. 15 - Os jogos terão inicio na data e hora fixadas pela organização, determinados de acordo com a tabela. Os campos dos jogos serão designados pela direção da competição. Os horários dos jogos serão os seguintes:

Jogos da sede: Sábado ou domingo a tarde: 15:40Hs.
                           Domingo pela manhã: 9:10hs.

Jogos dos Distritos: Sábado e Domingo a tarde: 15:40Hs. 

Jogos da sede noite: Preliminar: 19:00Hs.
                                     Principal:   20:50Hs.     

Obs: A tabela e o horário dos jogos poderão sofrer alterações de acordo com a seqüência dos jogos do campeonato e a critério da organização da copa. Nos jogos será obedecida uma tolerância de 15 minutos para o inicio de cada jogo.

Parag. - Será considerada perdedora por W x O (ausência) a equipe que não se apresentar no campo de jogo devidamente uniformizado até quinze minutos após o horário oficial.

Parag.- A equipe adversária considerada vencedora no caso o W x O não receberá nenhum número de gols, recebendo apenas os pontos correspondentes por vitória.

 

ART. 16º - Quaisquer jogos que venham a ser suspensos ou transferidos, por motivos de força maior por exclusivo critério dos organizadores, terão novas datas e horários marcados pela organização em tempo hábil para suas realizações.

 

ART. 17º - Todas as partidas terão obrigatoriamente a duração de até 80 (oitenta) minutos, divididos em 02 tempos de 40 (quarenta) minutos, com intervalo de 10 minutos. Os jogos poderão ser arbitrados por trio, dupla de arbitragem ou se necessário um árbitro.


Parag. Único – Toda equipe que tenha menos de onze atletas em campo só poderá completar o seu time até o inicio do 2º tempo de jogo.

Parag. 1º - Serão permitidas 06 substituições na partida, sem distinção de posição.

 

ART. 18º- O clube deverá comparecer devidamente uniformizado aos jogos, ou seja: com camisas iguais, calções e meões iguais e chuteiras.


Parag. Único – O uniforme do goleiro deverá ser de cores totalmente diferente das dos jogadores de campo.

ART. 19º - O uniforme do jogo deverá ser numerado nas costas, não importando a ordem numérica. No uso do uniforme do atleta é( proibido uso de calças térmicas ou outros acessórios diferentes da cor do material), ocorrendo o fato o atleta será advertido uma vez pelo arbitro na reincidência será penalizado com cartão amarelo.


ART. 20º - A camisa do uniforme, com o mesmo número, não poderá ser usada por mais de um atleta na mesma partida. Caso isso aconteça o clube infrator será penalizado com a perda de 03 pontos da partida caso esteja vencendo ou empatando a mesma.


ART. 21º - Os clubes deverão comunicar com antecedência qual uniforme usará para não prejudicar o andamento da competição, o clube que assim não proceder, perderá os pontos da partida pelo placar de W X O.

Parag. 1º - No caso de igualdade nos uniformes, a equipe sede terá a obrigação de diferenciar o uniforme da equipe visitante. No caso de jogo em campo neutro será feito sorteio para saber quem trocará o uniforme, e o mesmo terá o prazo 20 minutos para troca, caso não o faça será declarado perdedor por WxO.

Parag. 2º - Será de responsabilidade dos dois clubes em cada partida a marcação do campo, a colocação das redes em todos os jogos da competição (Exceto jogos no Estádio do Junco), como também levar 01 bola para ser utilizada em cada jogo. Os Clubes que infringirem este parágrafo serão  suspensos da competição.

                                         DAS  PENALIDADES

 

ART. 22º - O atleta que se inscrever por mais de uma equipe e estiver comprovado, estará eliminado da competição. Se for o dirigente que botou o nome do atleta na ficha, o mesmo será eliminado daquele clube e jogará pelo clube no qual ele assinou ficha.

 

ART. 23º - A inclusão de atleta irregular (sem condição de jogo) o clube infrator perde os pontos conquistados em favor do adversário, e o atleta será excluído da copa e  de futuras competições.

 

ART. 24º - A equipe que não comparecer ao campo de jogo no horário marcado, prejudicando o andamento da competição, será desligado automaticamente e suspensa de futuras competições.


Parag. 1º - A equipe que comparecer ao campo de jogo com menos de 07 atletas será considerada perdedora por WxO e será eliminada desta  competição e da próxima.

Parag, Único – Haverá uma tolerância de 15 minutos para o comparecimento da equipe, caso não compareça, perderá os pontos referentes ao jogo e será eliminada da competição.


ART. 25º - Os atos coletivos de indisciplinas das equipes, dos seus diretores e de suas torcidas (invasão de campo com tumulto, agressão mútua aos árbitros e etc.), são responsabilidades dos dirigentes e dos clubes, que serão punidos com exclusão de sua equipe da competição e  mais 02 anos de suspensão.

ART. 26º - A equipe ou atleta que abandonar uma partida em andamento sem comunicar ao árbitro ou tentar impedir o andamento do jogo.
Pena: Será suspenso da competição e punido com um ano de suspensão.

ART. 27º - O atleta que atingir 02 (dois) cartões amarelos ou um vermelho estará suspenso por uma partida, se atingir a segunda série, suspensão de 02 partidas.

ART. 28º - Dirigentes das equipes e atletas que desrespeitarem ou ofenderem moralmente qualquer membro da organização da competição.
Pena: eliminação da competição.

ART. 29º - Atletas que ofenderem moralmente seus adversários ou dirigentes de clubes:
Pena: suspensão de 03 partidas

Parag. Único: Atletas ou dirigentes de clubes que ofender moralmente ou ameaçar ao árbitro da partida ou seus auxiliares e delegados:
Pena: Atleta: suspensão de 04 partidas ou até eliminação da competição.
Diretor de clube: Eliminação da competição.

ART. 30º - Atletas que praticar jogadas violentas em geral (carrinho por trás, chutes,  cotoveladas e etc.).           
Pena: Suspensão de 4 partidas. Se infração resultar em lesão corporal, o atleta será eliminado da competição.

ART. 31º - Atleta que agredir fisicamente adversário.
Pena: suspensão de 6 partidas (pune-se a tentativa de agressão com a metade da pena – 03 partidas).
Se a agressão resultar em lesão corporal:
Pena: Exclusão da competição e de futuras competições, e etc..

 ART. 32º - Atletas ou diretores de clubes que tentarem agredir  fisicamente ao árbitro ou seus auxiliares.
Pena: Exclusão da competição, de futuras competições e etc.

ART. 33º - O atleta ou dirigente que agredir fisicamente árbitros, auxiliares e dirigentes da competição e causar tumulto na partida.
 Pena: Exclusão da competição e de futuras competições e abertura de boletim de ocorrênciana Policia Civil. e etc..

ART. 34º - Tentativa de suborno ao árbitro.
 Pena: Eliminação da competição e abertura de processo policial.

ART. 35º - Atleta que estiver com sintomas de embriaguez ou alcoolizado que  o diretor ou técnico colocar em jogo, será punido da seguinte forma:
 Pena: O atleta, o técnico ou  o diretor responsável serão eliminados da competição e o clube poderá ser penalizado.

ART. 36º - Falsificar documentos em benefício de sua equipe ou de terceiros.
        Pena: Eliminação da competição e abertura de processo policial.

Parag. Único: Está suspenso da Copa Sobral de 2016:
a) Atletas ou dirigentes que infringiramos Art. 32º e 33º da Copa Sobral de 2015;
b) Atletas ou clubes inscritos nos campeonatos da liga que estejam cumprindo pena por indisciplina e etc.
c) Atletas ou dirigentes que agrediram fisicamente árbitros pertencentes a LSF (ASAF) em qualquer outras competições paralelas aos campeonatos da Liga.
d) Os clubes que não compareceram aos seus jogos sem justificativas ou abandonaram a competição.

                                               DA  PREMIAÇÃO

ART. 37º - Serão distribuídos troféus, medalhas e placas personalizadas com os participantes.
Campeã – Premiação Especial
R$      5.000,00
Vice-campeã – Premiação Especial
R$      2.900,00
Terceira Colocada – Premiação especial
R$      2.000,00
Quarta Colocada – Premiação Especial
R$      1.500,00
Artilheiro – Premiação especial
R$         300,00
Melhor Goleiro – Premiação Especial
R$         300,00
Equipe Mais Disciplinada, Melhor Técnico, Troféu Disciplina
Troféu Personalizado
Melhor Diretor de Clube, Melhor Trio de arbitragem e delegados
Troféu Personalizado

                                DAS  DISPOSIÇÕES  GERAIS

ART. 38º - Os árbitros designados pelo Conselho Arbitral, em hipótese alguma poderá ser rejeitado por qualquer clube disputante.

ART. 39º - Qualquer atleta que vier a dar chutão desnecessário para longe ou para fora de qualquer campo ou estádio será advertido, na reincidência será punido com cartão amarelo.

ART. 40º - Nos jogos realizados no estádio do junco ou mini estádio só poderão permanecer no campo de jogo os atletas, comissão técnica ou dirigente que assinarem a súmula do jogo. É expressamente proibido qualquer dirigentes de clubes ou pessoas estranhas dentro do campo de jogo, ingerindo bebidas alcoólicas. Caso isso aconteça o jogo será interrompido e o clube a qual os dirigentes pertença perderá os pontos do jogo, caso esteja ganhando ou empatando.

Parag. Único: Poderão ainda permanecer no campo as pessoas convidadas pela direção da organização, dirigentes da LSF, ASAF, SEJ /PMS.

ART. 41º - Para se conhecer os critérios de desempate em pontos ganhos do primeiro colocado da pontuaçãode cada grupo da 1º Fase da XVI Copa Sobral, será obedecido os seguintes critérios:
a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo positivo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões recebidos:
     e) Menor número de gols sofridos;
     f) Sorteio no caso de empates em todos os itens.

Parag. Único: Para aplicação do 4º critério (menor número de cartões recebidos) deverá ser considerado, inicialmente o total de cartões vermelhos recebidos pelo clube na competição e, permanecendo o empate, o total de cartões amarelos.

ART. 42º - Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela organização da competição, como também todas as penalidades aplicadas ao longo da competição serão de responsabilidade dos organizadores da copa.

ART. 43º - É vedado aos clubes participantes manifestação através de protesto, sendo responsabilidade da organização da competição resolver todos os casos de irregularidades que possa existir ao longo do campeonato.

ART. 44º - Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação.

ART. 45º - Ao inscrever-se na XVI Copa Sobral de Futebol de 2016, o representante da equipe tomará todas as responsabilidades pela mesma, isentando de qualquer responsabilidade à comissão organizadora do evento, comprometendo-se a acatar todas as decisões da mesma, não recorrendo as suas decisões em qualquer instância.


                                                Sobral, Julho de 2016.

                                        REALIZAÇÃO /COORDENAÇÃO
                                PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL
                                       SECRETARIA DO ESPORTE

                                                ORGANIZAÇÃO
                                   LIGA SOBRALENSE DE FUTEBOL







                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário